0

Da influência de Cruyff à experiência com Guardiola, conheça Domènec Torrent

4 ago 2020
14h10
atualizado às 14h10
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Domènec Torrent foi o escolhido pela diretoria do Flamengo para ocupar o cargo deixado por Jorge Jesus. Tendo iniciado sua carreira de treinador em 1991, o catalão não possui grandes conquistas no comando dos principais times da Europa, mas adquiriu uma vasta experiência como auxiliar técnico que faz com que o torcedor Rubro-Negro se encha de esperança de que o clube fez a escolha certa.

Domènec Torrent Font nasceu na região da Catalunha, na Espanha, e foi jogador profissional por apenas nove temporadas, passando por clubes de menor expressão no cenário nacional como UE Olot, da Catalunha, e AD Guixols, de Girona. Pouco depois de se aposentar, "Dome", como também é chamado, virou técnico sob influência do grande ídolo Johan Cruyff, um dos responsáveis pelo título do Barcelona na Liga dos Campeões de 1992 que tinha Torrent como torcedor nas arquibancadas de Wembley.

Torrent foi auxiliar de Guardiola no Barcelona, no Bayern e no City (Foto: Divulgação)
Torrent foi auxiliar de Guardiola no Barcelona, no Bayern e no City (Foto: Divulgação)
Foto: Gazeta Esportiva

Torrent permaneceu como assistente de Pep Guardiola quando este se mudou para o Bayern de Munique, onde teve papel fundamental na mudança de posição do lateral Philipp Lahm e, consequentemente, para o sucesso da equipe. De acordo com trecho do livro "Guardiola Confidencial", do jornalista Martí Perarnau, a transformação de Lahm para volante, como indicação de Domènec, em plena final da Supercopa Europeia, foi crucial para a sequência vitoriosa de ambos.

Por lá, foram mais sete títulos entre 2013 e 2016, com três do Campeonato Alemão (Bundesliga), dois da Copa da Alemanha e uma Supercopa Europeia, além de mais um Mundial de Clubes. Quando Guardiola foi para o Manchester City, Domènec seguiu o treinador e foi novamente campeão nacional, agora com as conquistas do Campeonato Inglês (Premier League) e da Copa da Liga Inglesa, na temporada 2017/2018. No total, foram nada menos que 24 troféus em onze anos junto de Pep.

Mais tarde, no dia 11 de junho de 2018, dando sequência no desejo de retomar a carreira como treinador, após 11 anos como assistente de Guardiola, Dome aceitou o desafio e foi comandar o New York City FC, dos Estados Unidos, no lugar de Patrick Vieira. Lá, levou o time à sua melhor campanha na Major League Soccer, com a segunda posição na classificação da primeira fase.

O resultado fez com que a equipe chegasse às semifinais da Conferência Leste, mas acabou sendo eliminada pelo Atlanta United FC. Agora, Torrent chega ao Flamengo, atual campeão carioca, brasileiro e da Copa Libertadores, para dar sequência a sua carreira e cumprir a difícil missão de substituir um dos principais técnicos dos últimos anos do Rubro-Negro.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade