A declaração de Bap, do Flamengo, envolvendo Palmeiras, Botafogo e Fluminense
O Flamengo segue com campanha impecável no Mundial de Clubes, liderando o Grupo D com 100% de aproveitamento e garantindo vaga antecipada nas oitavas de final. Apesar do ótimo desempenho internacional, o presidente rubro-negro Luiz Eduardo Baptista, o Bap, tratou de reforçar publicamente que as atenções do clube continuam voltadas para os principais campeonatos da temporada nacional: o Brasileirão e a Libertadores.
A fala do dirigente, feita nesta segunda-feira (23), também incluiu elogios ao futebol brasileiro e críticas ao complexo de inferioridade que, segundo ele, ainda afeta parte dos torcedores e profissionais do país.
BAP destaca prioridades na temporada
"É claro que a prioridade são o Campeonato Brasileiro e a Libertadores. Não resta nenhuma dúvida para quem está no futebol", declarou Bap, reforçando a importância das duas competições.
Além disso, o dirigente destacou o valor da participação no Mundial de Clubes:
"No Mundial, você não precisa motivar ninguém. Olha a dimensão que isso tem. É legal você interagir, você conhecer outros lugares, ver os estádios que a gente está vendo. Você sai de uma experiência dessa, todo mundo sai melhor.", declarou.
Vale destacar que Bap aproveitou para fazer uma crítica cultural: "Eu tenho a visão de que nós temos, e Nelson Rodrigues já dizia, aquele complexo de 'vira-lata', de achar que a gente é inferior em tudo. Não é verdade isso. Na hora que a bola rola, 11 contra 11, você vê que as coisas podem ser diferentes.", disse BAP.
Ele ainda citou os representantes brasileiros no torneio: Flamengo, Fluminense, Botafogo e Palmeiras.
Caminho definido até as oitavas
Sendo assim, com a liderança do Grupo D assegurada, o Flamengo enfrentará o segundo colocado do Grupo C nas oitavas de final. Hoje, o Benfica (POR) ocupa essa posição, seguido por Boca Juniors (ARG) e Auckland City (NZL), já eliminado. O Bayern (ALE) lidera a chave.
Próximo desafio rubro-negro
O último compromisso da fase de grupos será contra o Los Angeles FC (EUA), nesta terça-feira (24), às 22h (horário de Brasília), em Orlando. Por isso, o Flamengo busca manter o embalo e seguir confiante rumo ao título.