PUBLICIDADE
Logo do Seleção Americana

Seleção Americana

Favoritar Time

Saiba quem é Timothy Weah, autor do gol dos EUA contra País de Gales

Atacante é filho de George Weah, liberiano atual presidente do país, e que foi considerado o melhor do mundo em 1995

21 nov 2022 - 17h29
(atualizado às 17h41)
Compartilhar
Exibir comentários
Timothy Weah autor do primeiro gol dos Estados Unidos na Copa do Mundo (Adrian Dennis / AFP)
Timothy Weah autor do primeiro gol dos Estados Unidos na Copa do Mundo (Adrian Dennis / AFP)
Foto: Lance!

O primeiro gol dos Estados Unidos na Copa do Mundo do Qatar foi marcado pelo atacante do Lille, da França, Timothy Weah. O seu nome levantou a indagação na maioria dos torcedores que queriam saber se ele tem algum parentesco com George Weah. E a resposta é sim. Timothy é filho do liberiano, eleito o melhor jogador do mundo em 1995.

Veja a agenda dos jogos da Copa do Mundo 2022 e acompanhe os resultados e a classificação dos times.

Craque do Milan naquele ano, Weah é o atual presidente da Libéria, país no qual nasceu. Por isso, inclusive, George nunca disputou uma Copa do Mundo e dificilmente seu filho teria uma chance pelo país de seu pai.

Porém, aos 22 anos, Timothy nasceu em Nova Iorque, o que lhe garantiu a nacionalidade norte-americana. Ele também possui nacionalidade liberiana.

E Timothy iniciou sua carreira no futebol norte-americano. Em 2014, começou no Sub-15 do New York Red Bulls, mas no mesmo ano foi defender o PSG, outro clube que seu pai fez história. Jogou em Paris até a temporada 2018/19 e foi emprestado para o Celtic, da Escócia, onde começou a ganhar destaque.

No Reino Unido, em 17 jogos, marcou quatro gols e foi vendido ao Lille, da França. A equipe comandada por Christophe Galtier, atual treinador do PSG, deu mais oportunidades para Timothy do que o PSG. E por lá vem jogando com frequência. Foi companheiro dos brasileiros Thiago Mendes, Thiago Maia e Luiz Araújo. Ao todo são 81 jogos pelo Lille e oito gols. Além disso, Weah soma sete assistências. No PSG foram dois gols em três jogos como profissional.

No time atual do Lille, joga ao lado dos brasileiros Léo Jardim, goleiro, Alexsandro, zagueiro e Ismailly, lateral-esquerdo, que já foi até convocado por Tite. Atualmente, Weah é reserva do francês Jonathan Bamba, do argelino Adam Ounas e do canadense Jonathan David.

George Weah em ação pelo Milan (Foto: Reprodução)
George Weah em ação pelo Milan (Foto: Reprodução)
Foto: Lance!

QUEM É GEORGE WEAH?

único jogador africano a conquistar o título de melhor do mundo, George Weah fez carreira defendendo Monaco, PSG e Milan, além de times da Costa do Marfim, de Camarões e da própria Libéria, seu país de nascimento. Na temporada 1995/96 foi eleito o melhor jogador do mundo defendendo o clube italiano.

De lá, Weah ainda passou pelo Chelsea, Manchester City,em Marseille e encerrou a carreira em 2002/03 no Al Jazira, dos Emirados Árabes. Em 2017, foi eleito presidente da Libéria, após eleições realizadas, com cerca de 61,5% dos votos, vencendo o rival da situação, Joseph Boakai, que era o atual vice-presidente do país. A Libéria se tornou independente dos Estados Unidos em 1847, mas sempre foi ligada à economia norte-americana. Em 2010, a Comissão de Transparência Nacional afirmou que a Libéria era um dos países mais corruptos do mundo.

Assine a newsletter Papo de Copa e receba análises exclusivas dos jogos e notícias mais relevantes da Copa no Catar!

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade