Esquiador italiano morre após acidente em pista no Chile
Matteo Franzoso, que faria 26 anos nesta terça-feira, 16, é o segundo jovem italiano a morrer desta forma em menos de um ano
O esquiador italiano Matteo Franzoso morreu nesta segunda-feira, 15, aos 25 anos, após sofrer um grave acidente durante treinamento no Chile, marcando a segunda tragédia similar envolvendo atletas italianos em menos de um ano.
O esquiador italiano Matteo Franzoso morreu na última segunda-feira, 15, após não resistir às lesões na cabeça e ao consequente edema cerebral ocasionados por um acidente durante uma sessão de treinamento na pista de La Parva, no Chile, a cerca de 50 km de Santiago. Matteo completaria 26 anos nesta terça-feira, 16.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Segundo a Federação Italiana de Esportes de Inverno (FISI), Matteo foi projetado para a frente durante seu primeiro salto. Ele ultrapassou a rede de proteção e bateu contra a cerca, colocada a aproximadamente sete metros de distância da pista. O jovem esquiador precisou ser resgatado por helicóptero.
Matteo chegou a ser induzido ao coma e internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Horas depois, porém, veio a falecer.
Ele tinha chegado a La Parva em 6 de setembro para a sessão de treinamento na neve, junto com outros velocistas.
No nível juvenil, Matteo terminou em quarto lugar no Campeonato Mundial Júnior de 2020 em Narvik, na Noruega. Ele fez sua estreia na Copa da Europa em 13 de dezembro de 2017.
“É uma tragédia para a família e para o nosso esporte, um drama que nos traz de volta ao clima de pouco menos de um ano atrás, quando Matilde Lorenzi faleceu", disse o presidente da FISI, Flavio Roda, relembrando o caso da jovem italiana de 19 anos que também morreu após um acidente em um treinamento.
"É absolutamente necessário fazer todo o possível para não repetir episódios do gênero. Neste momento triste e doloroso quero dizer a todos os atletas e técnicos, de todos os esportes, que a Federação está ao seu lado e que eles encontrarão todo o apoio necessário. Peço o máximo respeito pela família de Mateus, a quem estaremos próximos de tudo o que será necessário", complementou o representante da federação.