PUBLICIDADE
Logo do Seleção Espanhola

Seleção Espanhola

Favoritar Time

Confederações ganha final dos sonhos e chance de devolver foco ao futebol

28 jun 2013 - 06h53
(atualizado às 07h12)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Neymar terá selecionado espanhol pela frente na final no Maracanã</p>
Neymar terá selecionado espanhol pela frente na final no Maracanã
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Uma final entre o atual campeão do mundo e a seleção anfitriã é tudo o que uma organização de evento sonha. Ainda mais quando o foco se perdeu para problemas que fogem de seu controle. Por isso, a confirmação da final entre Brasil e Espanha renovou as esperanças da Fifa de que uma decisão tão esperada possa devolver o foco da Copa das Confederações para o futebol.

Confira todos os vídeos da Copa das Confederações

Até o momento, a imagem que mais tem acompanhado a competição em todo o mundo é a de protestos contra a realização da Copa do Mundo do Brasil. Com a escalada de violência provocada por uma minoria extremista entre os manifestantes, todos os jogos do torneio dividiram espaço com a repercussão com o que ocorria nos arredores do estádio.

<p>Desde que assumiu a supremacia no futebol, Espanha ainda não enfrentou o Brasil</p>
Desde que assumiu a supremacia no futebol, Espanha ainda não enfrentou o Brasil
Foto: Marcelo Pereira / Terra

Nas duas semifinais, em Belo Horizonte e Fortaleza, confrontos entre grupos de manifestantes e Polícia Militar mais uma vez foram registrados. Um jovem morreu na capital mineira. Para o Maracanã, no próximo domingo, novas manifestações estão marcadas nas ruas do Rio de Janeiro, com a possibilidade de formação de um cinturão ao redor do estádio. O Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas se reunirá na sexta para anunciar seus planos.

Dentro de campo, o torneio chegou à final tão desejada por uma série de motivos. Espanha e Brasil não se enfrentam desde 1999, quando os ibéricos ainda não haviam ganhado um título mundial. Neste período, os europeus se consolidaram como predominantes no cenário mundial a partir da conquista da Eurocopa de 2008, mas o Brasil tem passado por instabilidade em seu futebol.

A ausência de um confronto entre os países criou a expectativa para o duelo que faltava para a atual geração vitoriosa da Espanha e serve de teste para uma seleção em formação como a brasileira. “A Espanha vem encantando o mundo, e a gente nunca teve a chance de enfrentá-la. Para eles, seria uma coisa bacana carimbarem o trabalho que eles têm feito com uma vitória sobre o Brasil no Rio de Janeiro. Para nós, é muito importante para dar confiança ao trabalho”, avaliou o goleiro Júlio César.

Por duas vezes neste período Brasil e Espanha tiveram próximo de enfrentar, mas derrotas dos espanhóis nas oitavas de final da Copa de 2006 para a França e na semifinal da Copa das Confederações de 2009 para os Estados Unidos inviabilizar o encontro. Neste domingo, finalmente as duas seleções vão se enfrentar. “É o que todo mundo quer ver”, disse o atacante Fred.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/copa-das-confederacoes-protestos/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://esportes.terra.com.br/infograficos/copa-das-confederacoes-protestos/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade