PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Logo do Seleção do Equador

Seleção do Equador

Favoritar Time

Fifa abre expediente disciplinar contra Equador por cânticos ofensivos de torcedores na abertura da Copa

Entidade ainda não especificou o conteúdo das palavras proferidas pelos torcedores, mas ressaltou que estão pautadas no artigo 13 de seu código disciplinar

23 nov 2022 - 04h25
(atualizado às 07h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Torcida do Equador na abertura da Copa do Mundo do Qatar (KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP)
Torcida do Equador na abertura da Copa do Mundo do Qatar (KIRILL KUDRYAVTSEV / AFP)
Foto: Lance!

A Fifa anunciou, nesta terça-feira, que abriu um expediente disciplinar contra a Federação Equatoriana de Futebol (FEF). A determinação aconteceu em virtude de cânticos ofensivos de torcedores do país sul-americano no jogo de abertura da Copa do Mundo contra o Qatar.

Veja a agenda dos jogos da Copa do Mundo 2022 e acompanhe os resultados e a classificação dos times.

Contudo, a entidade ainda não especificou o conteúdo das palavras proferidas pelos torcedores, mas ressaltou que estão pautadas no artigo 13 de seu código disciplinar. "Ofender a dignidade ou a integridade de um país, de uma pessoa ou de um grupo com palavras desrespeitosas, depreciativas, discriminatórias ou injuriosas".

Vale destacar que a punição para esse tipo de infração é "dez jogos de suspensão" quando se trata de um jogador, técnico ou diretor, e uma multa de "pelo menos 20 mil francos suíços (R$ 112 mil)" e um jogo com restrição de público quando se trata de uma federação.

Antes da estreia no Mundial, o Equador passou por outro momento conturbado na justiça, no caso do lateral-direito Byron Castillo. O Chile tentou ficar com a vaga no torneio ao alegar problemas na inscrição do atleta. No entanto, a punição foi imposta pelo o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS, última instância da justiça esportiva em âmbito global) foi de

A seleção terá que começar as próximas Eliminatórias, em 2026, com menos três pontos; além de multa de 100 mil francos suíços (cerca de R$ 525 mil) e pagamento de todas as custas do processo. Bryan Castillo ficou de fora da lista dos 26 convocados para a Copa por causa de uma lesão no tornozelo.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade