Egito vence Benim na prorrogação e avança às quartas da Copa Africana de Nações
Com Salah decisivo no fim e brilho de Marwan Attia, seleção egípcia faz 3 a 1 e segue viva no torneio
O Egito sofreu, mas garantiu vaga nas quartas de final da Copa Africana de Nações. Nesta segunda-feira, a seleção egípcia venceu o Benim por 3 a 1 somente na prorrogação, depois do empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, e se juntou a Mali, Senegal, Camarões e Marrocos entre os classificados.
Mohamed Salah voltou ao time titular após ser poupado no empate sem gols com Angola, quando o Egito já estava classificado. O craque do Liverpool até deixou sua marca nos instantes finais do jogo, mas o grande nome da partida foi Marwan Attia, com gol e assistência para Yasser Ibrahim.
Dessa maneira, o Egito aguarda o vencedor do confronto entre Burkina Faso e Costa do Marfim, que pode ter o zagueiro Diomande, do Sporting, como rival nas quartas de final. O Benim, por sua vez, se despede da competição.
𝙏𝙃𝙀 𝙋𝙃𝘼𝙍𝘼𝙊𝙃𝙎' 𝙅𝙊𝙐𝙍𝙉𝙀𝙔 𝘾𝙊𝙉𝙏𝙄𝙉𝙐𝙀𝙎 🇪🇬💪#egyptnt pic.twitter.com/j1bk5ggb1I
— Egypt National Team (@EgyptNT_EN) January 5, 2026
O jogo
Após um primeiro tempo sem gols, o placar só foi aberto aos 24 minutos da segunda etapa final. Attia acertou um belo chute de fora da área e a finalização precisa deu ainda mais brilho à atuação do jogador do Al Ahly.
A vantagem, porém, durou pouco. Um erro duplo do goleiro El Shenawy recolocou o Benim no jogo. Primeiro, ele falhou na saída de bola e entregou a posse ao adversário. Depois, se atrapalhou em um cruzamento, deixando a bola sob medida para Dossou empatar aos 38 minutos.
Com isso, a decisão foi para a prorrogação, e o Egito não demorou a resolver. Logo aos sete minutos, Yasser Ibrahim subiu mais alto após cobrança de escanteio, cruzada por Attia, e marcou de cabeça o gol que recolocou os egípcios à frente. Já nos segundos finais, com o Benim todo no ataque, Salah puxou um contra-ataque e fechou o placar em 3 a 1, confirmando a classificação.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.