Corrida de ciclismo espanhola fecha temporada de provas de estrada no país
Prova foi realizada em Cabreúva (SP) no último fim de semana.
A primeira edição do La Vuelta Desafío Brasil by BTG Pactual encerrou a temporada 2025 reunindo quase mil ciclistas neste domingo (7), em Cabreúva (SP).
Os percursos médio e longo foram definidos na Estrada dos Romeiros, rota tradicional do ciclismo paulista, totalmente fechada para o evento.
As disputas aconteceram sob forte calor superior a 32ºC e marcaram o encerramento do calendário da modalidade no país.
No feminino, Carla Guttilla Lacerda venceu o trajeto longo após dominar boa parte da prova. “Subida é o que eu mais gosto de fazer, mas essa prova também foi uma prova de pelotão, e eu treino bastante nesse formato. Então, tudo isso favoreceu para eu me sentir confiante e segura no dia de hoje”, afirmou a atleta, que superou Carolina Barbosa Alves do Nascimento e Bruna Tasca Twiaschor.
No masculino, a chegada do percurso longo foi definida em photo finish após uma prova marcada por ataques sucessivos e vento contra. O campeão Euller Magno Rabelo destacou a leitura de corrida como decisiva.
“O ciclista tem que ter mentalidade e visão de corrida. Com aquele vento, percebi que não conseguiria abrir a diferença, então tirei o pé, o grupo encostou e fomos para o sprint final. Eu parti na última subida e consegui coroar ali, vencendo a prova”, relatou o atleta de Pindamonhangaba (SP). No percurso curto, Priscila Robbins Feliz e Lucas Silva Ramos confirmaram o bom momento das equipes BFL Esportes e Famiglia Squadra Pro Cycling. “Vencer a prova representa muita superação”, disse Priscila Robbins Feliz. Já Lucas Silva Ramos celebrou a estratégia agressiva desde o início. “Ataquei logo no começo e fui embora. Mantive o ritmo e fiz o retorno com larga vantagem”, afirmou o ciclista.
A organização destacou o peso internacional do evento e sua relevância para o fechamento da temporada. “Receber mais uma prova internacional deste porte no país, ao lado do Tour de France, mostra a força do mercado e o interesse crescente dos ciclistas por desafios que unem excelência técnica e vivência esportiva.
O apoio das autoridades de Cabreúva também foi fundamental para a prova, que fechou o calendário de 2025”, afirmou Fábio Bodra. No sábado (6), mais de 150 competidores participaram do contra-relógio por equipes, que marcou a estreia oficial da marca espanhola no Brasil.
“Aqui no Brasil foi possível sentir a paixão e emoção pelo ciclismo, por isso foi uma ótima escolha vir ao país. Foi uma prova em um local tão bonito e com ótima estrutura para os atletas”, completou o francês Charles Ojalvo, diretor da Unipublic.
Apresentado por BTG Pactual, o evento conta com apoio do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte via Lei de Incentivo ao Esporte. Como patrocinador oficial, participa a Mitsubishi.
As marcas oficiais foram Diklatex, Frescca, La Maglia, Probiótica, Tachão de Ubatuba e Teosports. Entre os parceiros oficiais estão Fotop e Gregario Cycling.
A Villa do La Vuelta, instalada no Clube Cabreuvano, reuniu as marcas citadas, além de expositores como 4 Tri Store, Bike Inside, Ciclo Leiriense, Conexão Açaí, Max Recovery, Pink Cheeks, Reserva Japi e Virage.
O La Vuelta Desafío Brasil by BTG Pactual foi organizado pela LTP, responsável pelo L’Étape Brasil, em parceria com a Unipublic, organizadora da Vuelta de España.
Resultados Oficiais
Percurso Longo – Feminino
1ª – Carla Guttilla Lacerda – 2h19min42s050
2ª – Carolina Barbosa Alves do Nascimento – 2h25min07s310
3ª – Bruna Tasca Twiaschor – 2h25min43s960
Percurso Longo – Masculino
1º – Euller Magno Rabelo – 2h13min42s130
2º – Diego Ciriaco Goncalves – 2h13min42s540
3º – Leonardo Benedetti – 2h13min44s660
Percurso Curto – Feminino
1ª – Priscila Robbins Feliz – BFL Esportes – 1h03min46s430
2ª – Isabela Niedo Marchiori – RM Consultoria Esportiva – 1h07min03s790
3ª – Mariana Peccicacco – 1h11min23s550
Percurso Curto – Masculino
1º – Lucas Silva Ramos – Famiglia Squadra Pro Cycling – 0h56min54s070
2º – Marcio Ferreira Bigai – Famiglia Squadra Pro Cycling – 0h59min55s320
3º – Roberto Romano – 0h59min56s530
Rei e Rainha da Montanha
Rainha – Carolina Barbosa Alves do Nascimento – 5min14s640
Rei – Euller Magno Rabelo – 4min22s140