Helênicos, os "donos" da história alviverde do Coritiba
Quanto foi o jogo Coritiba x Água Verde, em 1970? De quem foram os gols? Qual o maior artilheiro da história? Não sabe? Então procure os Helênicos. Eles saberão responder essas e muitas outras perguntas. E mais, todas com fundamentação, registros fotográficos e muitos outros dados da história do Coritiba, que nesta segunda-feira completa 100 anos.
» Veja fotos da história do Coritiba 
» Veja os 11 da história do Coritiba 
» Coritiba entra para seleto grupo de clubes centenários
» Por centenário, Coritiba recebe homenagem do maior rival
» 1989: o melhor time do Coritiba e a pior lembrança
» Helênicos, os "donos" da história alviverde do Coritiba
» Confira as últimas do Coritiba
» Deixe sua mensagem ao Coritiba
São anos de informações nas mãos de oito amantes da história do Coritiba. Não há média exata, mas eles gastam pelo menos 15 horas na semana só resgatando informações e fazendo levantamentos sobre o clube. Alguns até mais que isso, chegando a quatro horas diárias de estudos.
Todo este empenho e esforço tornaram o grupo referência no quesito história. E tudo começou ao acaso, há cinco anos. Pierre Boulos foi chamado pela diretoria para cadastrar todos os troféus que estavam no Couto Pereira para serem expostos no museu que o clube implantaria.
Pierre pediu ajuda ao amigo Guilherme Straube, que já era um estudioso da história coritibana. E a dupla acabou pedindo mais reforços e aos poucos foram chegando Levi Chrestenzen, Silvio Gonzaga, Flávio Soethe, Fernando Cabral, Celso Moletta Junior e Alan Galvão da Silva.
Hoje são grandes amigos e donos de um acervo invejável do Coritiba. Nestes cinco anos de trabalho, que como eles mesmos brincam já "rendeu dois divórcios no grupo", trouxe descobertas inéditas como o primeiro escudo usado pelo clube.
Guilherme fazia uma pesquisa nos arquivos de fotos da família Hauer quando percebeu um grupo de homens de camisas brancas com um escudo desconhecido. A foto foi levada para os colegas e Sílvio reconheceu os jogadores como sendo do Coritiba.
"Aí o Alan lembrou de ter visto um escudo em meio aos objetos que trabalhávamos na época da montagem do museu e assim chegamos ao primeiro escudo do Coritiba", afirmou Guilherme.
E todo conhecimento, acervo, estudos e pesquisas serão divididos com a torcida. Parte deste material está no site www.historiadocoritiba.com.br, mas também serão publicadas em livros.
Os Helênicos serão curadores do Espaço 100 anos, que será aberto ao público a partir deste dia 12 de outubro, em anexo ao Couto Pereira e trará farto material sobre o Coritiba e sua história.
A história ainda não está completa, por isso, eles esperam pela ajuda, doações e contribuição sobre qualquer episódios envolvendo o Coritiba.
Em tempo, os amigos deram ao grupo o nome de Helênicos em homenagem ao pesquisador Francisco Genaro Cardoso, que usava o pseudônimo Helênico e deu inicio à literatura esportiva paranaense.