PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

vc repórter: estádio que recebe Corinthians teve relatos de urina no chão

Sanitários em más condições e obras de última hora foram verificados por torcedores nos últimos jogos no Joia da Princesa, palco de Bahia de Feira x Corinthians; prefeitura de Feira de Santana admite problemas e culpa gestão anterior

19 mar 2014 - 16h10
(atualizado às 16h33)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Segundo relato de torcedor, sanitários para torcedores no Estádio Joia da Princesa têm poças de urina pelo chão (foto), pias quebradas e insetos mortos</p>
Segundo relato de torcedor, sanitários para torcedores no Estádio Joia da Princesa têm poças de urina pelo chão (foto), pias quebradas e insetos mortos
Foto: Daniel Dalence / Acervo pessoal

Diante do histórico recente de reclamações, os cerca de 17 mil torcedores esperados para o duelo desta quarta-feira entre Bahia de Feira e Corinthians podem ter problemas na visita ao Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana (BA). O confronto está marcado para as 22h (de Brasília) e é válido pela primeira fase da Copa do Brasil 2014.

Segundo relatos de torcedores que frequentaram o local neste ano, as estruturas à disposição estão longe de ser confortáveis. Os sanitários à espera da torcida destacariam especial preocupação nos visitantes. A própria Prefeitura Municipal admite problemas com as cadeiras e com o placar em comunicados no site oficial.

No dia 23 de janeiro, o Feirense hospedou o Galícia pela quinta rodada da primeira fase do Campeonato Baiano, em duelo vencido pela equipe visitante por 4 a 1. No estádio da cidade, segundo relato de um torcedor ao Terra, havia pias quebradas e poças de urina pelo chão, além de insetos mortos.

A cena se repetiu em 2 de fevereiro, na partida entre Bahia de Feira e o mesmo Galícia – a equipe visitante mais uma vez venceu, por 2 a 0. Os torcedores ouvidos pelo Terra afirmam que não havia funcionários no local para a limpeza dos sanitários. “É meio como se tivessem aberto e deixado lá”, disse Daniel Dalence, um deles.

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana divulgou nota oficial nesta terça-feira para anunciar reformas já concluídas no estádio para o jogo. Segundo a comunicação, “as intervenções feitas (...) foram aprovadas por representantes do Bahia de Feira e Corinthians”. Na segunda-feira, enviados dos dois clubes visitaram o estádio.

A própria Prefeitura, porém, admite que as melhorias realizadas no local “têm caráter paliativo, já que está programada uma reforma geral” (clique aqui). Entre as mudanças anunciadas e já realizadas, a principal diz respeito à reforma dos vestiários, com troca de azulejos, torneiras, chuveiros e espreguiçadeiras. O comunicado não faz referência aos banheiros de uso dos torcedores.

<p>Segundo secretário, gramado se encontra em bom estado para jogo, mas será trocado posteriormente</p>
Segundo secretário, gramado se encontra em bom estado para jogo, mas será trocado posteriormente
Foto: Prefeitura Municipal de Feira de Santana / Divulgação

Também de acordo com a nota emitida, a Prefeitura reconhece “algumas cadeiras quebradas e outros pormenores estruturais” no estádio, mas garante “que foi possível realizar medidas para que os atletas e o público possam desfrutar de um ambiente em boas condições”. Entre as novidades no ambiente para a partida, está a instalação de um placar eletrônico, prometido nesta terça-feira (18), véspera do jogo.

O diretor de esportes da Secretaria e Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Emerson Brito, acompanhou a visita de representantes de Bahia de Feira e Corinthians ao estádio e afirmou que não seria possível trocar o gramado para o jogo. Porém, como o campo se encontra em bom estado, será trocado posteriormente, “dentro do projeto de reestruturação do local”.

Fontes ligadas ao Bahia de Feira afirmaram que o estádio passou por uma “manutenção preventiva” para o jogo desta quarta-feira, de responsabilidade da própria Prefeitura. A reportagem procurou Emerson Brito nos telefones disponibilizados pela Secel, mas não obteve resposta em nenhum dos números.

Questão política

Outra nota disponível no site da Prefeitura Municipal justifica a situação do Estádio Joia da Princesa com uma questão política: eleito em 2012 para o período de quatro anos entre 2013 e 2016, o prefeito José Ronaldo de Carvalho (DEM) encontrou o local “em condições inadequadas”. A situação atual do local da partida, segundo a comunicação, seria “fruto do abandono a que a praça esportiva foi relegada nos quatro anos anteriores”, quando o prefeito era Tarcizio Pimenta (PDT).

<p>Em nota, Prefeitura admite cadeiras quebradas e problemas com placar eletrônico, mas culpa administração anterior por problemas</p>
Em nota, Prefeitura admite cadeiras quebradas e problemas com placar eletrônico, mas culpa administração anterior por problemas
Foto: Letícia Sampaio / Prefeitura Municipal de Feira de Santana

“O Estádio Jóia da Princesa se encontra, há vários anos, com suas instalações físicas, gramado, placar eletrônico, em condições inadequadas. A atual administração encontrou este quadro, em 1º de janeiro de 2013, fruto do abandono a que a praça esportiva foi relegada nos quatro anos anteriores. O placar eletrônico, implantado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho em seu segundo mandato (2005 a 2008), e que funcionava plenamente, é um dos exemplos do descaso”, assegura a nota.

O texto diz que o primeiro ano do mandato priorizou outras áreas da cidade, “em obras urgentes e retomada de serviços essenciais”. “Está previsto para este ano de 2014 uma reforma geral no Jóia, atingindo todos os setores do estádio. Já existe projeto com essa finalidade, em poder da Secretaria de Desenvolvimento Urbano”, explica.

A respeito do jogo desta quarta-feira, a Prefeitura Municipal diz que “seria impossível contar com um novo gramado e o placar eletrônico funcionando, tendo em vista as explicações já apresentadas”. A respeito dos problemas com cadeiras e vestiários, afirma que “será possível, até a data do jogo, realizar medidas paliativas, para que os atletas e o público possam desfrutar de um ambiente em boas condições”.

Confira a comunicado da Prefeitura de Feira de Santana:

“O Estádio Jóia da Princesa se encontra, há vários anos, com suas instalações físicas, gramado, placar eletrônico, em condições inadequadas. A atual administração encontrou este quadro, em 1º de janeiro de 2013, fruto do abandono a que a praça esportiva foi relegada nos quatro anos anteriores. O placar eletrônico, implantado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho em seu segundo mandato, e que funcionava plenamente, é um dos exemplos do descaso.”

“O primeiro ano do novo governo, como todos tem conhecimento, foi dedicado a regularização da Prefeitura em diversos níveis, exigindo que se priorizasse o fundamental para a comunidade, em obras urgentes e retomada de serviços essenciais.”

“Está previsto para este ano de 2014 uma reforma geral no Jóia, atingindo todos os setores do estádio. Já existe projeto com essa finalidade, em poder da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.”

“As licitações para os diversos serviços apenas não foram abertas em razão de um pedido da Federação Bahiana de Futebol e do Bahia de Feira, no sentido de que se aguarde o final das competições deste primeiro semestre, para que se interdite o estádio e as obras sejam realizadas.”

“Para o jogo da Copa do Brasil, envolvendo Bahia de Feira e Corinthians, dia 19 próximo, seria impossível contar com um novo gramado e o placar eletrônico funcionando, tendo em vista as explicações já apresentadas. Quanto a algumas cadeiras quebradas, ausência de torneiras em vestiários e outros pormenores estruturais, será possível, até a data do jogo, realizar medidas paliativas, para que os atletas e o público possam desfrutar de um ambiente em boas condições.”

“Importante lembrar que até pouco tempo clubes feirenses disputavam o Campeonato Estadual neste mesmo estádio, cujas condições gerais foram aprovadas em vistoria da FBF.”

O leitor Daniel Dalence Garcia, de Salvador (BA), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade
Publicidade