PUBLICIDADE
Logo do Corinthians

Corinthians

Favoritar Time

Corinthians deixa de ganhar bolada no Paulistão e tem Copa do Brasil em risco

O Alvinegro Paulista não tem chances matemáticas de se classificar para o mata-mata do estadual

2 mar 2024 - 21h55
(atualizado às 21h57)
Compartilhar
Exibir comentários
A reta final da primeira fase dos grandes estaduais está pegando fogo e tem clube gigante sofrendo para avançar. Corinthians e Botafogo são as equipes que estão mais na berlinda, enquanto seus rivais seguem na boa. Foto: Marcos Ribolli / PontePress
A reta final da primeira fase dos grandes estaduais está pegando fogo e tem clube gigante sofrendo para avançar. Corinthians e Botafogo são as equipes que estão mais na berlinda, enquanto seus rivais seguem na boa. Foto: Marcos Ribolli / PontePress
Foto: Marcos Ribolli / PontePress / Divulgação

Com a vitória da Inter de Limeira sobre o Ituanoo, neste sábado, 2, o Corinthians acabou eliminado do Paulistão já que não tem mais chances matemáticas de se classificar para o mata-mata. Além de uma boa quantia que o torneio poderia proporcionar, o Timão corre risco de ficar de fora da Copa do Brasil 2025. 

Premiação do Paulistão

A Federação Paulista de Futebol (FPF) dá ao campeão do Paulistão uma premiação de R$ 5 milhões. O vice-campeão ficará com R$ 1,65 milhões de premiação.

Além disso, o Alvinegro não terá até três partidas que ainda poderiam ser realizadas na Neo Química Arena, que poderia render uma boa arrecadação em bilheteria. 

Vaga na Copa do Brasil 2025 em risco 

Assim como o Santos ficou de fora da principal competição de mata-mata nacional, o Corinthians corre risco de não participar da Copa do Brasil no ano que vem. 

A mudança no regulamento da Copa do Brasil aumentou a importância dos campeonatos estaduais, que se tornaram a principal via de classificação. 

Atuações do Corinthians contra a Ponte Preta: Garro comanda Timão em derrota Atuações do Corinthians contra a Ponte Preta: Garro comanda Timão em derrota

A nova regra de classificação para a Copa do Brasil se baseia em um ranking utilizado pela CBF, fundamentado na quantidade de vagas para cada região a partir dos campeonatos estaduais. Com a mudança, promovida em 2022, 80 dos 92 clubes classificados para o torneio sairão das disputas de cada Estado.

Ao todo, 12 vagas são concedidas aos clubes que se classificarem para a Copa Libertadores e para aqueles que se sagrarem campeões da Série B, da Copa do Nordeste e da Copa Verde.

O estado de São Paulo tem seis vagas na competição nacional. Ou seja, Os seis primeiros colocados do Paulistão garantem vaga na Copa do Brasil. Conforme os demais times conseguirem classificação na Libertadores ou título de Copa do Brasil, vai cedendo vaga para o sétimo colocado, oitavo e assim por diante. O Timão atualmente está em 12º na tabela. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade