Conheça a seleção da Inglaterra na Copa
Veja abaixo informações sobre a seleção da Inglaterra, uma das participantes do sorteio das chaves da Copa do Mundo de 2014, marcado para sexta-feira na Costa do Sauípe.
Desempenho e prognósticos
A Inglaterra classificou-se para a Copa do Mundo de forma invicta nas eliminatórias europeias. Nos últimos quatro jogos da campanha, os ingleses venceram três e empataram um, numa sequência em que sofreram apenas um gol.
O técnico Roy Hodgson, que treinou a Suíça no Mundial de 1994, ganhou elogios pela campanha e vai passar os próximos meses estudando jovens jogadores que podem ser levados para o Brasil ao lado de nomes já consagrados.
Sob comando de Hodgson, a Inglaterra joga de forma relativamente cautelosa, com uma defesa sólida. No entanto, quando o técnico escalou o meia Andros Townsend contra Montenegro nas eliminatórias, a seleção inglesa venceu por 4 x 1, com uma grande atuação ofensiva.
Se Wayne Rooney mantiver até a Copa do Mundo a ótima forma apresentada por enquanto no Manchester United, e se os veteranos Steven Gerrard e Frank Lampard conseguirem render o esperado no meio-campo, a Inglaterra pode fazer uma boa campanha no Brasil.
Na defesa, a dupla Gary Cahill e Phil Jagielka substituiu à altura os experientes John Terry e Rio Ferdinand. No ataque, Rooney, com 38 gols marcados, está próximo do recorde de todos os tempos de Bobby Charlton, de 49 gols, e seu parceiro de clube Danny Welbeck mostrou potencial, com oito gols marcados nos primeiros 20 jogos pela seleção.
A Inglaterra esteve em oito das últimas nove Copas do Mundo, mas desde o título conquistado em casa, em 1966, só chegou às semifinais uma vez --há quase 25 anos, no Mundial de 1990 na Itália. Um resultado similar no Brasil já seria considerado um sucesso.
Técnico: Roy Hodgson
O experiente treinador, de 66 anos, já trabalhou em diversas partes do mundo e tem um retrospecto sólido ao longo de 18 meses à frente da seleção inglesa, com apenas duas derrotas nos primeiros 23 jogos --em amistosos contra Suíça e Chile.
Representante da velha guarda, tanto dentro como fora de campo, ele levou uma rara tranquilidade ao posto de técnico da Inglaterra, cargo normalmente marcado por problemas com a mídia britânica.
Jogador-chave: Wayne Rooney
Aos 28 anos, Rooney está no auge da forma física. Para a Inglaterra ter sucesso no Brasil, Rooney precisará jogar bem.
A saída do veterano técnico Alex Ferguson do Manchester United parece ter rejuvenescido o atacante, que destacou-se com ótimas atuações desde então tanto pelo clube como pela seleção.
Essa será a terceira Copa do Mundo de Rooney. Depois de ter sido expulso em 2006 e de ter passado em branco tanto em 2006 como em 2010, ele agora espera finalmente brilhar no palco principal do futebol mundial --e deu uma primeira indicação de que pode fazer isso ao marcar um lindo gol no empate por 2 x 2 com o Brasil, no Maracanã, em junho.
Histórico em Copas
Participações anteriores: 13 (1950, 1954, 1958, 1962, 1966, 1970, 1982, 1986, 1990, 1998, 2002, 2006, 2010)
Melhor resultado: Campeã em 1966
(Por Mike Collett)