CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Terragol
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2002
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente


 Compras



Fernando Santos
Quarta-feira, 09 Janeiro de 2002, 13h34
terraesportes@terra.com.br

Turismo na costa leste


Os torcedores da costa leste dos EUA e do Canadá ameaçam entrar na Justiça contra o Los Angeles Lakers. Eles se sentem enganados: o atual bicampeão da NBA só joga três dos quatro períodos da partida.

A piada, que, reconheço, não é das melhores, ao menos ilustra bem a atual fase da equipe da Califórnia. Em dois jogos contra adversários cotados para os playoffs da Conferência Leste, o Lakers venceu com média de 24,5 pontos de vantagem. Foram 20 pontos contra o Toronto Raptors e outros 29 contra o Detroit Pistons.

Situação que não é nova para o Lakers. Basta lembrar que o time conquistou o bi da liga ao vencer três partidas consecutivas na Philadelphia, então a casa do melhor quinteto do leste. Resumindo: está difícil encontrar um adverário que possa impedir um eventual tricampeonato, caso o Lakers passe pelo teste de fogo no Oeste.

É bem provável que o título da NBA seja decidido, mais uma vez, na final do oeste. Não é difícil apostar num possível confronto entre Lakers e Sacramento Kings. Não se pode, porém, desprezar o San Antonio Spurs, ou até mesmo o Minnesota Timberwolves ou o Dallas Mavericks.

Agora, achar um time com pinta de campeão no Leste é tarefa árdua. Pode-se falar no New Jersey Nets, no surpreendente Boston Celtics. Ou numa reabilitação do Philadelphia de Allen Iverson Mas todos serão zebras na certa.

Claro, faltou citar o Washington Wizards. A equipe da capital pode, realmente, ser uma surpresa. E não por causa de Michael Jordan. Mas, sim, caso concretize o que por enquanto é apenas uma especulação: a contratação do ala-pivô Rasheed Wallace.

Não é mistério que o Washington precisa fortalecer o seu jogo de garrafão, principalmente contra os times do Oeste. E, para isso, Rasheed seria uma excelente escolha. Um par perfeito para Jordan, que poderia dividir a atenção da defesa adversária.

E Wallace é, também, uma arma contra o Lakers. Basta lembrar que por muito pouco ele não comandou o Portland à vitória sobre o time de Los Angeles no histórico jogo 7 da final do Oeste, em 2000. O Trail Blazers tinha 15 pontos de vantagem no início do quarto período, mas permitiu a virada.

Rasheed Wallace sabe jogar contra o Lakers. Nos últimos dois anos, ele explorou as deficiências defensivas de A.C. Green e Horace Grant. Desta vez, teria pela frente Samaki Walker, que também não é nenhum bicho-papão.

Apesar de toda a sua fama de indisciplinado, Wallace é um grande jogador. Falta a ele motivação e um comando competente, duas virtudes que ele não têm em Portland. A transferência para um time com chances nos playoffs, e ainda mais ao lado de Jordan, seria para ele como acertar na loteria.

Surge, desta forma, uma silueta do que pode se tornar uma real ameaça ao Lakers. Do contrário, o turismo pela costa leste vai continuar.

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Marcos Caetano Fernando Santos