CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Fernando Santos
Sábado, 17 Novembro de 2001, 14h04
terraesportes@terra.com.br

Shaq x Jackson


Um ano depois, a história se repete. A guerra de egos volta a ameaçar a hegemonia do Los Angeles Lakers. Desta vez, a briga não é entre Shaquille O'Neal e Kobe Bryant, mas entre Shaq e o técnico Phil Jackson. Conflito que já resultou na quebra da invencibilidade da equipe, após sete vitórias.

Diz atrás, segundo a ESPN, Michael Jordan se recusou a dizer quem seria capaz de derrotar o Lakers. Preferiu o silêncio. Talvez fosse o sinal do que estava por vir. Pela maneira como vinha jogando, somente o Lakers poderia derrotar o Lakers.

E o indício de que essa tese é verdadeira ocorreu na madrugada deste sábado. O time de Los Angeles perdeu de forma arrasadora para o Phoenix Suns, 12 pontos de vantagem, a primeira derrota após 11 vitórias seguidas (incluindo os quatro últimos jogos das finais da temporada passada).

A derrota no Arizona aconteceu um dia depois de Shaquille O'Neal tornar públicas suas queixas contra o técnico Phil Jackson. Entre outras coisas, o super-pivô disse que o treinador nunca está satisfeito com o seu rendimento e sempre procurar criticar suas atuações.

Shaq disse ainda que merece mais respeito pelos dois títulos que conquistou e por ter sido escolhido o melhor das duas últimas finais. Mesmo assim, não é capaz de satisfazer as exigências de Jackson. Para piorar o relacionamento, o técnico multou o jogador por ter faltado, pelo segundo dia consecutivo, ao treinamento.

O'Neal faltou para acompanhar o nascimento de sua filha, Amirah Sanaa. Ele teria permissão para não treinar um dia. Como faltou no segundo, levou multa. Irritado, ele não mediu palavras quando perguntado pelo repórter Tim Brown, do Los Angeles Lakers, sobre como ficaria a multa: "Ele sabe o que fazer com essa multa. E pode escrever isso."

Essa situação não é novidade para o guru Phil Jackson, No início da última temporada, ele teve de se desdobrar para evitar um colapso total na equipe em razão da briguinha entre Shaq e Kobe, que por pouco não arruinou o bicampeonato.

Agora, o problema é diretamente com ele. Jackson gosta de desafiar e até provocar os seus jogadores. Ele acredita que isso faça parte do seu jogo de motivar os atletas. Mas Shaq não entende assim, principalmente quando é humilhado publicamente pelo técnico pela sua deficiência nos lances livres.

Porém, Shaquille O'Neal se esquece que antes de ter Phil como treinador ele estava muito longe do nível atual. Com sete anos na liga, Shaq havia chegado a uma final de NBA, onde foi massacrado (4 a 0) pelo Houston de Hakeen Olajuwon. Ele não tinha a fama dominadora atual.

No Lakers, Shaq também penou por quatro anos sem ao menos vencer o título da Conferência Oeste. Só sentiu o gostinho da glória nos últimos dois anos, quando esteve sob o comando de Phil Jackson.

É provável que mais essa crise interna sirva apenas para agitar a imprensa de Los Angeles, que já se preparava para uma monotonia de vitórias. A partir de agora, não faltarão manchetes bombásticas envolvendo dois egos monstruosos. O Lakers já superou um terremoto como esse. E pode muito bem passar por mais um. Basta que cada um fique no seu lugar.Ou, então, é melhor dar uma olhada no placar em Phoenix.

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Marcos Caetano Fernando Santos