CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Fernando Santos
Segunda-feira, 15 Outubro de 2001, 16h36
terraesportes@terra.com.br

E aí, velhinho?


Nos últimos anos, a NBA conviveu ao menos com uma dezena de novos Jordans. A cada temporada, pelo menos um jogador era citado para o lugar do rei. Era quase uma obsessão da imprensa norte-americana em apontar um sucessor, e também da própria direção da liga, abalada com a saída de seu maior garoto-propaganda.

Muitos surgiram como candidatos ao trono. O que mais se aproximou do status de Jordan jamais foi comparado a ele: Shaquille O'Neal. Claro, um era ala, o outro pivô. Diferentes em quase tudo, eram (e são) semelhantes em uma coisa: o domínio do jogo.

Em sua época, Jordan foi absoluto. O jogo sempre esteve em suas mãos. O mesmo ocorreu nos dois últimos anos, quando Shaq dominou a cena. Como ele costuma dizer, o jogador mais dominante da NBA. Com ele, o Lakers faturou o bicampeonato, e é também favorito ao tri.

Mas a comparação com Jordan exigiu outras referências. De preferência, alas habilidosos, com potencial para arremessar, enterrar e servir de estrela para atrair público e patrocinadores. O primeiro a ocupar esse lugar foi Grant Hill, então no Detroit Pistons. O time nunca foi lá essas coisas, não esteve entre os top, e Hill passou em branco.

Hoje, Grant tem a chance de recuperar seu prestígio, desta vez no Orlando Magic. Devido a uma grave contusão, ele ficou de fora de quase toda a última temporada. Agora, volta com um time bem estruturado e disposto a voltar a figurar entre os candidatos ao título.

Depois de Hill, surgiu uma geração com enorme potencial. Kobe Bryant, Vince Carter e Allen Iverson, para citar os mais indicados. Com dois títulos aos 23 anos, Bryant é quem mais se aproxima da condição de super-astro. Capacidade técnica ele tem para ser comparado a Jordan. O problema é que ele vive na sombra de Shaquille O'Neal, situação que quase causou o rompimento da dupla devido a uma série de brigas no início do campeonato passado.

Bryant e Shaq, oficialmente, estão em paz. Mas até quando? Por enquanto, O'Neal segue sendo a principal referência do Lakers, o que deixa Kobe em segundo plano.

Os outros dois concorrentes ao trono ainda têm muito o que provar. Iverson, ao menos, já chegou a uma final da NBA. Contra ele, pesa o seu estilo pessoal, um jogador polêmico, briguento e até mesmo preconceituoso. Incomparável com Jordan.

Vince Carter é um showmen. Acrobático, versátil, mas ainda não foi capaz de tornar o Toronto Raptors numa equipe temível. Fora das quadras, Carter está bem próximo de Jordan, com seus contratos milionários de publicidade.

Ou seja, muitos jogadores se aproximaram do mito. Nenhum conseguiu igualá-lo, apesar de todo o esforço de Shaquille O'Neal. Mas que oportunidade melhor do que ter o rei frente a frente? É isso que a jovem guarda da NBA espera ansiosa. E aí, velhinho, vai encarar?

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Marcos Caetano Fernando Santos