CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Fernando Santos
Terça-feira, 25 Setembro de 2001, 18h35
terraesportes@terra.com.br

Os desafios de Jordan


Muito nobre, digno de um rei, a atitude de Michael Jordan ao anunciar, através de um breve comunicado, a sua volta ao basquete. Todo o salário será doado para as vítimas dos atentados terroristas nos EUA. Ação que irá transformá-lo muito mais do que num monarca do esporte, mas em um verdadeiro deus.

Nas quadras, a situação de Jordan será muito diferente. Ele terá pela frente uma equipe medíocre e um grupo de adversários famintos para mostrar que podem, ou que pelo menos tentam, superá-lo.

Não se deve esperar muito do Washington Wizards. Um time de garotos, jogadores de segundo e terceiro escalões da liga. Com Jordan, irão ganhar motivação. Mas mesmo a classificação para os playoffs já será uma grande conquista.

O grande desafio de Jordan será os duelos individuais. Nos últimos anos, surgiram muitos novos Jordans, como Kobe Bryant, Allen Iverson, Vince Carter e Kevin Garnet. Eles terão um gostinho muito especial nos jogos contra o Washington.

Durante sua carreira, Jordan sempre alimentou as rivalidades pessoais. Foi assim com Isaiah Thomas, Clyde Drexler, Gary Payton. Agora, terá pela frente jogadores jovens, ambiciosos, que não pretendem dar chance ao "velhinho" Jordan. Serão duelos de grande emoção, sem dúvida.

Como já foi dito nesta coluna, desde o final de junho a volta de Jordan não era nenhuma surpresa. Seria sim, uma surpresa, se ele dissesse que não voltaria. A maneira como fez o anúncio foi, isso sim, uma surpresa e tanto. Um gesto para entrar na história.

Também já foi dito que não cabe avaliar se Jordan deveria ou não voltar. É uma questão puramente pessoal. Ele tem o direito de decidir o seu destino. Quem somos nós para dar conselhos a um deus? Também não cabe ficar revirando arquivos para futuras comparações. Ora, Jordan não tem mais nada a provar.

E aqui vai um humilde agradecimento, em nome das gerações que acompanharam sua gloriosa carreira e daqueles que, só agora, terão a oportunidade de vê-lo: obrigado, Jordan!

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Marcos Caetano Fernando Santos