CAPA ESPORTES
 ÚLTIMAS
 TABELÃO
 ESPORTES SHOW
 IMAGEM
 FUTEBOL
 FÓRMULA 1
 AUTOMOBILISMO
 TÊNIS
 BASQUETE
 VÔLEI
 SURFE
 AVENTURA
 MAIS ESPORTES
 COLUNISTAS
 ESPECIAIS



 Compras



Fernando Santos
Domingo, 19 Agosto de 2001, 20h25
terraesportes@terra.com.br

Yes, nós temos basquete


Três vitórias e a vaga praticamente assegurada para o Mundial de Indianápolis. Não há surpresa, ao menos para essa coluna, a campanha do Brasil na Copa América. A renovação, iniciada desde a primeira convocação, já demonstrava que o processo estava no caminho certo. E os resultados obtidos no torneio Super Four, de preparação, comprovaram a evolução da equipe. O basquete masculino renasceu.

Estou muito à vontade para falar sobre a seleção. Esse espaço dedicou elogios quando merecia, e também não poupou críticas quando necessário. Críticas que, infelizmente, acabaram provocando um relacionamento pouco amistoso com a comissão técnica da seleção, como o internauta pode acompanhar nas colunas anteriores. Mas nada que fosse capaz de comprometer a credibilidade neste grupo de jogadores.

A renovação era necessária e foi conduzida por um técnico competente. Hélio Rubens está muito acima da média, mesmo quando ele acredita que está muito além disso. Mas ele merece toda a confiança, como já foi registrado aqui. Faltava-lhe um pouco mais de coragem para acreditar que realmente poderia obter êxito. Quando, enfim, resolveu arriscar, os resultados apareceram.

A seleção está descobrindo o seu futuro. Ele está nas mãos de Marcelinho, Guilherme, Nenê, Ânderson. Há poucos meses, quem acreditava que um grupo assim poderia reerguer o basquete brasileiro? Isso não significa que a classificação para o Mundial irá solucionar todos os nossos problemas. Isso seria um exagero. É apenas o primeiro passo de um processo que, a partir de agora, precisa de uma atenção ainda maior.

Ganhar a Copa América está longe de ser o objetivo desta equipe. Se conseguir, ótimo. Mas não é necessário criar tamanha expectativa. Esse grupo já conquistou seu espaço. O que precisa agora é ganhar mais jogo, mais experiência internacional. Isso não significa também que estaremos em condições de disputar ao menos uma medalha no Mundial de Indianápolis. Não. Mas estaremos em forma para brigar, e com vantagem, isso sim, por um lugar na Olimpíada de Atenas-2004.

Para isso, os jogadores não podem se limitar a jogar contra as grandes potências apenas pela seleção. O exemplo argentino deve ser seguido: fazer com que os jogadores atuem cada vez mais no exterior. Não quero aqui criar uma política de exportação em massa. Mas é evidente que, aqui, alguns atletas já chegaram ao seu limite.

É o caso de Marcelinho, que tem tudo para se tornar um pequeno fenômeno. Mas está preso a uma estrutura há muito viciada, que impede o seu desenvolvimento. Algumas temporadas no basquete europeu, por exemplo, seriam extremamente vantajosas a ele e, por tabela, à seleção brasileira.

É importante que a seleção tenha um projeto para manter esse processo de renovação, e não achar que o trabalho já está encerrado com a classificação para o Mundial. Ainda há muita coisa a fazer. Ao menos, estamos no caminho certo. Basta manter o trem nos trilhos.

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Marcos Caetano Fernando Santos