CAPA ESPORTES
 Últimas
 Resultados
 Esportes TV
 Esportes Show
 Imagem
 Papel de Parede
 Calendário 2001
 Notícias por e-mail
 Chance de gol
 Futebol
 Fórmula 1
 Automobilismo
 Tênis
 Basquete
 Vôlei
 Surfe
 Aventura
 Mais esportes
 Colunistas
 Especiais
 Fale com a gente



 Compras



Fernando Santos
Segunda-feira, 03 Setembro de 2001, 17h50
terraesportes@terra.com.br

Aos Marcelos


Essa coluna é dedicada a dois internautas, ambos chamados Marcelo, a quem agradeço pela audiência. Ao primeiro, Marcelo Lewkowitz, devo mais do que um agradecimento, mas um pedido de desculpas, por um erro grosseiro cometido na coluna "Melhor que Jordan".

O erro, caro Marcelo, infelizmente para você, não foi ter considerado Kobe Bryant melhor do que Michael Jordan aos 22 anos. Uma questão polêmica, sem dúvida, mas que este colunista não quis se posicionar em cima do muro, nem se aliar à viúvas do rei. O erro, grave, foi quando disse que, nessa idade, Jordan ainda era um astro universitário.

Mais uma vez, mês desculpo com o senhor Lewkowitz e com os demais internautas. Como bem observou o atento leitor, naquela época, em 1985, Jordan já estava no seu segundo ano como profissional do Chicago Bulls, um ano difícil, devido à mais grave lesão de sua carreira, com uma fratura no pé.

O internauta, que não aceita a defesa de Bryant, lembra com precisão os primeiros números da carreira de Jordan: média de 28.2 pontos em seu primeiro ano no Chicago, contra 22.7 no segundo, quando sofreu a contusão, mas que chegou a 43.7 nos playoffs. Uma marca digna de um rei.

Naquela época, Jordan não tinha um time suficiente para levá-lo ao título. Algo que Bryant soube desfrutar bem na última temporada, ao lado de Shaquille O'Neal e do técnico Phil Jackson. Por tudo isso, por ter conquistado um título tão cedo e pelo que está jogando, acredito que Kobe tem, aos 22 anos, mais jogo que Jordan na mesma idade. E uma oportunidade rara de superar, ao longo da carreira, o próprio rei. Algo que não se encerra aqui. Pelo contrário, será tema de muitas e muitas discussões, algo como quem foi melhor, Pelé ou Maradona.

O outro internauta a quem gostaria de agradecer é Marcelo Picka. Ele não concorda quando escrevi que o Vasco termina o século como a maior potência do basquete brasileiro. Ele cita os exemplos de Sírio, Monte Líbano e Rio Claro que, de fato, foram grande potências, mas hoje, caro Marcelo, é preciso admitir que não passam de peças de museu.

Foram clubes brilhantes, que conquistaram títulos importantes, mas infelizmente não deram continuidade ao trabalho. Algo que o Vasco se propos a fazer. Deixei claro naquela coluna que não considero o plano vascaíno como o ideal. Afinal, é fácil montar times fortes com dinheiro de patrocinador. O duro é transformar isso num projeto a longo prazo, como faz brilhantemente a cidade de Franca.

Mas essa é a realidade do nosso basquete no final do século 20, refém de patrocinadores. O Vasco promete não se dedicar apenas aos times de ponta, mas formar uma escola, como faz no futebol. Todos nós torcemos para que isso possa ser uma luz para o futuro de nosso basquete. É, no momento, o que temos de melhor. O que não significa que seja o melhor de todo o século.

 

veja lista das últimas colunas

Coluna do Internauta Wanderley Nogueira Juarez Soares
Marcos Caetano Fernando Santos