CBF confirma perda de vaga de Pernambuco na Copa do Nordeste mesmo após negativa da FPF
Na manhã desta quarta-feira (01), Samir Xaud, presidente da Confederação Brasileira de Futebol, anunciou alterações no calendário de futebol brasileiro e competições.
Na manhã desta quarta-feira, 01 de outubro, a Confederação Brasileira de Futebol anunciou alterações no calendário do futebol brasileiro, além de mudanças nas competições. Entre elas, a Copa do Nordeste. A Federação Pernambucana, por estar abaixo da Baiana e Cearense, terá apenas dois participantes no ano que vem.
O anúncio oficial vem alguns dias após à FPF classificar como "incorreta e precipitada" a notícia sobre a perda de uma vaga na competição regional.
Esta, sem dúvidas, é uma das maiores perdas da gestão de Evandro de Carvalho sob o comando do futebol pernambucano.
A reportagem do Portal de Prefeitura entrou em contato com à Federação Pernambucana de Futebol e aguarda um posicionamento da entidade.
Assim que respondida, a matéria será atualizada.
Mudanças no Nordestão
Samir Xaud, novo presidente da CBF, revelou que, a partir de 2026, a Copa Sul-Sudeste, a Copa Centro-Oeste e a Copa Norte começarão a serem disputadas.
No caso das Copas Centro-Oeste e Norte, os vencedores das copas se enfrentam em um duelo válido pela final da Copa Verde. Anteriormente, a Copa Verde era unificada e disputada com os clubes das duas regiões.
No entanto, a Copa do Nordeste também haverá novas medidas para o ano que vem. O Nordestão terá um aumento de participantes e mudança na redistribuição de vagas por federação.
A competição regional mais famosa e disputada do Brasil será disputada em dez datas. Entre os meses de março e junho. Porém, vale ressaltar que haverá mudanças nas equipes participantes.
A partir da edição do ano que vem, os clubes que participarem da Copa Libertadores ou Sul-Americana não vão disputar o Nordestão. Ou seja, o Bahia, por exemplo, que provavelmente deve garantir uma vaga em alguam competição da Conmebol, não irá disputar a copa regional.
Outra mudança vem do números de clubes. Em 2025, foram 16 times, em 2026 serão 20 clubes.
Novo regulamento
Início em 25 de março e 7 de junho, com garantia de período definido no calendário.
Aumento de quatro clubes. Antes eram 16, agora são 20.
A partir de 2026, a competição terá apenas 10 datas.
Total de 60 partidas.
Clubes que disputam Libertadores ou Sul-Americana não participam do Nordestão.
Campeão continua garantindo vaga na terceira fase da Copa do Brasil.
Clássicos do mesmo estados serão preservados no confronto entre grupos.
Distribuição de vagas
As primeiras nove vagas da Copa do Nordeste serão para os campeões estaduais de 2025.
As outras nove, assim formando de 18 equipes, serão para os vice-campeões.
Para completar as 20 equipes, terão duas vagas adicionais para as melhores Federações ranqueadas no Ranking Nacional de Clubes de 2026. Atualmente, a Federação Baiana e Cearense ocupam este posto.
Ou seja, Bahia e Ceará serão os únicos estados com três representantes na Copa do Nordeste.