PUBLICIDADE
Logo do Seleção Brasileira

Seleção Brasileira

Favoritar Time

Venezuela complicou Brasil de Dunga duas vezes; lembre

20 jun 2015 - 10h35
(atualizado às 10h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Durante 39 anos e 17 jogos, o Brasil nunca teve motivo para temer a Venezuela. O time verde e amarelo venceu todas partidas durante esse período, inclusive com goleadas marcantes, como o 7 a 0 da Copa América de 1999. Porém, em 2008, essa hegemonia absoluta acabou: sob comando de Dunga, a Seleção teve dois tropeços . Naquela época as consequências não foram tão graves. Mas neste domingo, Dunga precisará superar esse passado e ao menos empatar com a Venezuela para se classificar na Copa América sem depender de mais ninguém.

O primeiro tropeço de Dunga foi vexatório. O Brasil acabou perdendo nos Estados Unidos, por 2 a 0. Foi a primeira vitória da Venezuela contra o Brasil na história. É verdade que Dunga poupou boa parte dos titulares naquela partida. Mas mesmo assim não serve como desculpa. A Venezuela aproveitou um contra-ataque e depois uma falha de Henrique para chegar ao placar final, de 2 a 0, com gols de Maldonado e Vargas.

Adriano foi o principal nome entre os reservas, mas pouco fez
Adriano foi o principal nome entre os reservas, mas pouco fez
Foto: Jim Rogash / Getty Images

Olha o time que pagou aquele mico em 2008: Doni; Daniel Alves, Henrique, Luisão e Gilberto; Gilberto Silva, Elano e Anderson; Robinho, Alexandre Pato e Adriano. Apesar da derrota, a maioria permaneceu no grupo até a Copa do Mundo de 2010. Apenas Henrique, Anderson, Alexandre Pato e Adriano caíram fora.

Dunga gostou! Firmino acerta ângulo e marca golaço em treino:

Coincidência ou não, o Brasil jogou mais duas vezes na sequência, dessa vez pelas Eliminatórias, e também não venceu: mesmo com titulares, perdeu para o Paraguai em Assunção e empatou com a Argentina em Belo Horizonte. A torcida vaiou e aumentou a pressão contra Dunga, que só no mês seguinte conseguiu fazer o time se recuperar na competição - vieram vitórias por 3 a 0 contra o Chile e até uma pequena vingança contra a Venezuela, com vitória por 4 a 0 fora de casa.

Segundo tropeço

Luís Fabiano teve chances de fazer gol na Venezuela, mas vacilou
Luís Fabiano teve chances de fazer gol na Venezuela, mas vacilou
Foto: Nelson Almeida / Futura Press

Apesar de se classificar para a Copa do Mundo com tranquilidade, o Brasil de Dunga ainda "conseguiu" se complicar diante da Venezuela de novo. No jogo de volta das Eliminatórias, com a equipe adversária já eliminada, o time de Dunga ficou no empate por 0 a 0 bastante sem graça, em Campo Grande (MS).

O time titular deste jogo era mais forte e estava praticamente definido para a Copa do Mundo: Júlio César; Maicon, Luisão, Miranda e Filipe Luís; Gilberto Silva, Lucas, Ramires e Kaká; Nilmar e Luis Fabiano.

Em um Estádio Morenão bem escuro, com pouca motivação ou vontade, Brasil e Venezuela fizeram um jogo que merecia ser esquecido. Mas le tem que ser lembrado dessa vez para que todos saibam que, hoje em dia, não é tão simples bater a Venezuela. Dunga aprendeu isso da pior forma possível.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade