Quem é Luciano Juba, convocado por Ancelotti à Seleção Brasileira pela 1ª vez
Formado na base do Sport e hoje no Bahia, lateral recebeu a primeira oportunidade com a Canarinho ao chamar a atenção do treinador italiano
Luciano Juba, lateral-esquerdo do Bahia, foi convocado pela primeira vez por Carlo Ancelotti para a Seleção Brasileira após se destacar no clube e mostrar versatilidade e crescimento na carreira.
Entre os 23 jogadores convocados por Carlo Ancelotti para a última Data Fifa de 2025, um nome surpreendeu ao receber a primeira oportunidade de vestir a camisa verde e amarela: o lateral-esquerdo Luciano Juba, de 26 anos, que chamou a atenção do treinador italiano por sua atuação no Bahia.
- Está no Tiktok? O Terra Esportes chegou por lá para te manter informado de um jeito diferente e divertido. Siga nosso perfil, curta e compartilhe!
Poucos meses antes da Copa do Mundo, a posição de Juba é, ainda, umas das incertezas de Carletto. Sem Douglas Santos, do Zenit, que se recupera de lesão, o treinador inovou ao convocar Luciano Juba, que, desde 2024, se consolidou como titular do Tricolor de Aço.
Natural de Serra Talhada (PE), a 415 km da capital, Recife, Luciano Batista da Silva Júnior começou a carreira no Serra Talhada, de sua cidade natal, e foi emprestado à base do Sport em 2017.
Após dar os primeiros passos como meia-atacante, Juba foi adaptado à lateral esquerda em 2019, quando foi comprado pelo Leão da Ilha -- clube no qual não teve a oportunidade de realizar testes durante a juventude por falta de condições, como o próprio relembrou após conquistar o Pernambucano sub-20, em 2020.
A transição do setor ofensivo para a lateral, inclusive, tornou Juba um defensor com características de ataque. A habilidade do jogador o levou a ser promovido ao elenco profissional do Sport ainda em 2020, após a conquista do Estadual de base.
O bom desempenho na Ilha do Retiro fez com que o Sport renovasse o contrato de Juba ainda em agosto de 2020, por três anos. Nesse ínterim, foi emprestado ao Confiança (SE) em 2021, mas acabou sendo chamado de volta ao Recife apenas três meses depois.
Após o término do contrato, o lateral foi a última contratação do Bahia em 2023, o 25º reforço trazido pelo Tricolor Baiano após a celebração com o Grupo City. À época, ele chegou ao clube como o jogador de linha com mais minutos em campo, naquela temporada.
A parceria rendeu frutos. Em 2025, sob o comando de Rogério Ceni, Juba foi uma das peças-chave do Tricolor de Aço nas conquistas do Campeonato Baiano sobre o principal rival, Vitória. Também contribuiu à conquista da Copa do Nordeste deste ano, com o placar agregado de 9 a 1 contra o Confiança.
Questionado sobre a convocação do lateral nesta segunda-feira, Ancelotti teceu elogios ao jogador de 26 anos: "Um perfil técnico muito importante. Ontem fez uma assistência muito boa para o gol do Bahia. Um jogador que pode jogar também por dentro. Acredito que pela evolução dele, ele merece que a gente faça uma avaliação dele", afirmou.