Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Seleção Brasileira

Seleção Brasileira

Favoritar Time

Autor de livro do Penta, jornalista Ruy Carlos Ostermann morre aos 90 anos

Jornalista cobriu 13 Copas do Mundo na carreira e escreveu livro sobre o Penta em 2022

28 jun 2025 - 00h34
(atualizado às 00h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução/Instagram - Legenda: Ostermann faleceu aos 90 por decorrência de uma pneumonia / Jogada10

Morreu na noite desta sexta-feira (27), em Porto Alegre, o jornalista e cronista Ruy Carlos Ostermann. O profissional, de 90 anos, estava internado desde maio e teve a morte causada por complicações em decorrência de uma pneumonia.

Ostermann é um dos grandes nomes da imprensa gaúcha. O Professor, como era conhecido, iniciou sua carreira como cronista na Folha da Manhã e Folha da Tarde em 1962. Depois, em 1978, foi para a Rádio Gaúcha, onde chefiou o departamento de esportes da emissora. Durante 33 anos, participou e chegou a ancorar o programa Sala de Redação, um dos mais tradicionais da rede.

Outro ponto marcante da sua carreira foi a Seleção Brasileira. Ostermann cobriu 13 Copas do Mundo, entre 1966 e 2014 e, em 2022, escreveu o livro "Felipão - A alma do penta". Além disso, o jornalista também escreveu obras sobre Grêmio e Internacional.

Fora dos esportes, o Professor era formado em Filosofia e chegou a lecionar Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. No âmbito político, Ostermann teve dois cargos como deputado estadual nos anos 80 e, no mesmo período, assumiu como secretário de Ciência, Tecnologia e Educação.

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.

Jogada10
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade