PUBLICIDADE
Logo do Seleção Brasileira

Seleção Brasileira

Favoritar Time

Há 21 anos o Brasil conquistava o penta mundial

30 jun 2023 - 16h37
Compartilhar
Exibir comentários

Em feito inédito no futebol mundial, há 21 anos a Seleção Brasileira conquistava o pentacampeonato da Copa do Mundo. Em noite abençoada de Ronaldo Fenômeno no estádio Internacional de Yokohama, no Japão, o Brasil bateu a seleção da Alemanha por 2 a 0, com dois gols do ex-atacante.

Cafú levantando a taça da Copa do Mundo de 2002 –
Cafú levantando a taça da Copa do Mundo de 2002 –
Foto: Divulgação / FIFA / Jogada10

Para celebrar a data, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, parabenizou todos os atletas e integrantes da delegação brasileira que participaram da conquista em 2002.

"É uma honra poder homenagear esses gigantes do futebol mundial. É sempre importante reverenciar os nossos ídolos e nossas conquistas. A campanha invicta da Seleção na conquista do inédito penta foi a prova da força do futebol brasileiro. Parabéns mais um vez a cada atleta e integrantes da delegação pelo trabalho exemplar", afirmou o Ednaldo Rodrigues. Aliás, Ednaldo, na época presidente da Federação Bahiana de Futebol, acompanhou a campanha da Canarinho in loco na Ásia.

Brasil permanece na terceira posição em novo ranking da Fifa

Relembre a trajetória da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002

No Mundial de 2002, a Seleção Brasileira, do técnico Luiz Felipe Scolari, disputou a sua a terceira final consecutiva e a sexta da história. Aliás, o Brasil chegou na final do Mundial com 100% de aproveitamento. Assim, na fase de grupos, bateu Turquia, China e Costa Rica. Já nas fases eliminatórias, deixou para trás Bélgica, Inglaterra e, em novo encontro, a Turquia.

Aliás, nos dois confrontos que antecederam a final contra a Alemanha, dois lances ficaram eternizados. Contra os ingleses a belíssima cobrança de falta de Ronaldinho entrou para a história. A discussão se o chute foi de propósito ou não é tema de conversa entre amantes do futebol até hoje. Já contra os turcos, não tem como esquecer a imagem de Denílson sendo marcado por quatro adversários.

Cobrança de falta de Ronaldinho contra a Inglaterra –
Cobrança de falta de Ronaldinho contra a Inglaterra –
Foto: Reprodução / Jogada10

Final contra a Alemanha

No dia 30 de junho de 2002 a Seleção Brasileira garantiu o título do Mundial apenas no segundo tempo. Afinal, os gols de Ronaldo saíram no segundo tempo, aos 22 e 34 minutos, respectivamente. Ronaldo terminou a Copa com oito gols, levando a artilharia do torneio. Mas, além do bruxo, outros jogadores foram importantíssimos na decisão, como o ex-goleiro Marcos, que fez uma partida brilhante.

Escalação do Brasil contra a Alemanha: Marcos; Lúcio, Edmílson e Roque Júnior; Cafu, Gilberto Silva, Kléberson, Ronaldinho (Juninho Paulista) e Roberto Carlos; Rivaldo e Ronaldo (Denílson).

Assim, a Seleção Brasileira encerrou a sua participação brilhante na Copa do Mundo de 2002 com sete vitórias em sete jogos, com 18 gols marcados e apenas quatro sofridos.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

Jogada10
Compartilhar
Publicidade
Publicidade