Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do Seleção Brasileira

Seleção Brasileira

Favoritar Time

Gui Deodato é peça fundamental no título da AmericaCup, se consolida no NBB pelo Flamengo e já pensa no Mundial de Clubes

Ouro na conquista da FIBA AmeriCup 2025 o atleta teve participação fundamental na campanha da Seleção Brasileira, que culminou com a vitória na final contra a Argentina, e destaca a importância da comissão técnica para este título.

4 set 2025 - 19h06
Compartilhar
Exibir comentários
Gui Deodato
Gui Deodato
Foto: Divulgação / Esporte News Mundo

O ala Gui Deodato segue escrevendo seu nome na história do basquete brasileiro. Com 34 anos, ele é recém-campeão da Fiba AmeriCup 2025, realizada em Manágua, na Nicarágua. O atleta teve participação fundamental na competição continental - Deodato apresentou médias de 8,8 pontos, 2,5 rebotes e 0,8 assistências em 6 jogos, além de registrar eficiência de 8,5.

Na decisão contra a Argentina, o Brasil venceu por 55 a 47 e o jogador contribuiu com nove pontos, cinco rebotes e uma assistência em 21 minutos de quadra, ajudando o Brasil a erguer o troféu diante do rival sul-americano.

- Estou vivendo um momento muito especial na minha carreira, é um título inédito para mim, fui bronze no Pan de Santiago, mas ouro é a minha primeira com a Seleção, estou em êxtase ainda. Conquistar a AmeriCup com a seleção e seguir sendo decisivo pelo Flamengo são conquistas que me motivam ainda mais a continuar crescendo e representando o basquete brasileiro em alto nível - destacou Gui.

Foto: Divulgação / Esporte News Mundo

Foram 16 anos até o Brasil retornar ao topo da América conquistando o pentacampeonato, ficando atrás apenas dos Estados Unidos que tem sete títulos na competição. Foi a décima final contra os argentinos que além desta derrota tinham perdido para o Brasil na AmeriCup em Santo Domingo em 2005.

- O momento mais emblemático para mim foi sair de quase 20 pontos atrás num jogo contra os Estados Unidos na semi e fechar o jogo de uma maneira incrível para noscolocar numa final com a nossa cara, de luta e resiliência, entendemos que ninguém poderia tirar este título da gente pois o nosso diferencial é que cada um entendeu seu papel dentro da equipe - explicou o ala afirmando ainda que "dominamos a final contra a Argentina, sabemos o sabor de ganhar deles, pra gente é sempre um compromisso maior, é um clássico e clássico se vence por isto fizemos acontecer".

A Seleção volta a se reunir para o torneio classificatório (eliminatórias) para a Copa do Mundo de Basquete de 2025 que deve acontecer no início em novembro.

- Temos uma comissão técnica fantástica, o Petrovic chamou grandes pessoas para trabalhar junto, para a minha sorte tanto o Demétrio quando o Léo Costa são caras que eu trabalhei e pude ser campeão com eles, sem falar em toda a equipe médica e fisio, se fecharam muito e fizeram a coisa acontecer, fizeram um trabalho incansável, são craques e permitiram que em pouco tempo fizéssemos algo tão legal - afirmou Gui.

Paralelamente à carreira na Seleção, Gui também vive grande fase pelo Flamengo, na temporada 2024/25 do NBB, o ala disputou cerca de 30 partidas, com médias de 11,5 pontos, 3,1 rebotes e duas assistências em 23,6 minutos de quadra.

Campeão da Basketball Champions League Americas (BCLA), registrou 13 pontos, 2,7 rebotes e 1,4 assistências em nove jogos, com eficiência próxima a 12,8. O desempenho consistente rendeu a Gui Deodato o prêmio de Melhor Sexto Homem do NBB 2024/25, coroando uma temporada marcada por protagonismo e versatilidade.

- Teremos dois amistosos na Espanha e na sequencia já vamos para o mundial, já joguei uma vez e agora vou cumprir parte do meu sonho jogando pelo Flamengo, tenho muita confiança no grupo e vamos nos fechar em busca deste sonho de colocar o Flamengo no maior lugar do mundo de novo, nossa mentalidade é ganhar tudo sempre - lembrou o ala que se junta ao grupo para a competição internacional que será disputada em Singapura entre os dias 18 e 21 de setembro.

Gui Deodato segue sendo um elemento chave nas conquistas recentes da seleção e do Flamengo, sua constância em pontuar, defender e mudar o ritmo das partidas, seja como titular ou reserva, reforça seu valor em quadra.

Campeão para além das quadras Gui é embaixador do Projeto PayBack Jr., uma iniciativa dedicada a promover o basquete e a cultura urbana entre os jovens e a parceria visa inspirar, engajar e potencializar a visibilidade para as crianças da comunidade do Cachambi e Jacarezinho no Rio de Janeiro.

- Agradeço demais o convite para ser embaixador do PayBack Jr., eu vim disso, sinto muito prazer em poder representar algo para estas crianças assim como um dia fizeram comigo, mais do que isso, chamar a atenção do mundo que precisamos incentivar projetos sociais como este, como sou fruto de um trabalho deste faço questão de mostrarque dá certo, quero chamar atenção para o PayBack Jr. para que outras pessoas possam vir aqui somar alguma coisa para estas crianças - finalizou Gui Deodato.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade