PUBLICIDADE
Logo do

Seleção Brasileira

Meu time

Conmebol considera "erro grave" a não expulsão de Otamendi

Uruguaios Andrés Cunha, árbitro de campo, e Esteban Ostojich, responsável pelo VAR, são punidos e afastados por tempo indeterminado

17 nov 2021 12h57
| atualizado às 13h13
ver comentários
Publicidade

A Conmebol anunciou nesta quarta-feira (17) a suspensão de dois árbitros do duelo entre Argentina e Brasil, na última terça-feira, em San Juan, pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022. Os uruguaios Andrés Cunha, árbitro de campo, e Esteban Ostojich, responsável pelo VAR, foram punidos por tempo indeterminado pela não expulsão de Otamendi em lance com Raphinha.

Segundo a entidade, houve "erro grave" dos juízes da partida, que consideraram a cotovelada do defensor argentino no atacante brasileiro como "uso indevido do braço dentro do limite". 

Aos 33 minutos, Raphinha fez jogada pela direita, deixou Acuña para trás, mas perdeu a bola para Otamendi. Após dividirem ainda dentro da área, o zagueiro albiceleste abriu o braço e acertou o rosto do brasileiro, que cortou a boca e precisou levar cinco pontos no intervalo.

Otamendi sequer levou cartão amarelo após cotovelada em Raphinha (Foto: ANDRES LARROVERE / AFP)
Otamendi sequer levou cartão amarelo após cotovelada em Raphinha (Foto: ANDRES LARROVERE / AFP)
Foto: Lance!

"Eu considero que aqui o golpe é com o antebraço no rosto, com intensidade média. Sim, no rosto. Isto me parece que é falta, para cartão amarelo. Não considero cartão vermelho", disse Esteban Ostojich, responsável pelo VAR, durante a checagem do lance.

Veja o diálogo do VAR

AVAR: Cuidado com o rosto

ASSISTENTE: Toca a perna, para mim não há golpe. Venha, por dúvidas.

AVAR: Cuidado com a cara.

ASSISTENTE: Eu não vejo golpe.

VAR: Com o antebraço, na cara. Me dá em velocidade normal, quero ver a intensidade.

VAR: É com o antebraço. Deu falta pelo menos?

AVAR: Não.

VAR: Eu considero que aqui, o golpe é com o antebraço no rosto, com intensidade média. Sim, no rosto.

VAR: Isso me parece que é falta, de cartão amarelo, não considero cartão vermelho. Estamos de acordo?

AVAR: Estamos de acordo.

VAR: Andrés, checagem completa. Uso de braços indevido ao limite. E é fora da área.

A seguir, o VAR, após concluir a checagem, volta atrás e verifica novamente se o lance foi dentro da área ou fora da área.

VAR: Me dá 10 segundos a mais, por favor. Volta.

AVAR: Espera, não recomeça, espera.

VAR: Vamos confirmar. Fora, o golpe é fora. Vamos, siga.

Lance!
Publicidade
Publicidade