21 anos do penta: Felipão destaca ambiente saudável na Seleção durante a Copa
Comandante da conquista do penta da Seleção Brasileira, há 21 anos, o técnico Luiz Felipe Scolari - o Felipão - sempre destaca que o ótimo ambiente de trabalho foi fundamental para o sucesso da equipe na Copa do Mundo de 2002. Os convocados se uniram e entenderam a necessidade de um trabalho em grupo para alcançar o título, depois de sete vitórias na Coreia do Sul e Japão.
21 anos do penta: Felipão teve que falar grosso
No entanto, durante a caminhada da Copa, o comandante recorda que também precisou usar um tom mais forte quando alguns atletas questionavam a falta de oportunidades. "Eu sempre fui legal, mais pai do que técnico, mas houve um momento em que o Murtosa (auxiliar) me disse que determinado jogador não estava contente por não estar jogando, ou por entrar só cinco minutos e tinha outro dizendo não sei o que. Eram três ou quatro jogadores que não estavam contentes", diz.
Felipão recorda como contornou a situação. "Foi depois do terceiro ou quarto jogo (da Copa). Eu entrei na piscina, com todos relaxando, eu conversei e comecei o papo bravo, bem bravo. Depois, terminei com tom mais ameno, expliquei porque aqueles três ou quatro não estavam jogando, onde eles poderiam ser úteis. Não é fácil explicar, mas se souber como fazer e tiver um bom ambiente, termina com essa situação. Depois, me jogaram dentro d´água, fizeram uma brincadeira. Foi um dia que todos se sentiram valorizados e sentiram que eram importantes", exalta.