Dupla em baixa ou base; quem o Botafogo pode formar o ataque do Botafogo contra o Grêmio
O Alvinegro terá pelo menos sete desfalques
O Botafogo visita o Grêmio, na Arena, nesta quarta-feira (24), em partida atrasada válida pela 16ª rodada do Brasileirão. No entanto, o técnico Davide Ancelotti terá pelo menos sete desfalques certos e outras três dúvidas para o duelo.
As ausências impactam principalmente o setor ofensivo da equipe. Santi Rodríguez, herói da vitória contra o Atlético-MG, e Álvaro Montoro levaram o terceiro cartão amarelo. Além disso, o argentino também foi liberado para defender a seleção argentina no Mundial sub-20. O atacante Chris Ramos também está fora, mas por ter sido expulso no final de semana.
Entre as ausências, o Neto, que passou por cirurgia na coxa direita; Danilo e Nathan Fernandes, que também estão no departamento médico. O colombiano Jordan Barrera completa a lista das ausências, por estar servindo a seleção sub-20 no Mundial da categoria, assim como Montoro.
Por outro lado, Artur e Arthur Cabral treinaram normalmente na última segunda-feira (22) e são dúvidas para a partida em Porto Alegre. Vale lembrar que a dupla ficou fora da vitória do último sábado.
Com isso, Davide Ancelotti contará apenas com Savarino, Matheus Martins, Jeffinho, Gonzalo Mastriani e Joaquín Correa. De todos os nomes, apenas o uruguaio e o argentino podem jogar centralizados, mas têm poucos envolvimentos diretos em gols na temporada até agora. A outra opção de Davide Ancelotti pode ser recorrer à base.
Destaques das categorias de base
No sub-20, principal categoria de base do clube, o Botafogo fez uma campanha irregular no Brasileirão sub-20 e acabou ficando de fora do G-8, ficando apenas na décima segunda posição e sendo eliminado da competição. No entanto, a equipe comandada por Rodrigo Belão tem jogado no Carioca da categoria e ocupa momentaneamente a vice-liderança.
O Alvinegro vem fazendo uma campanha de recuperação, depois de ter perdido dois dos primeiros três jogos e emendou vitórias importantes diante de Flamengo e Vasco, nos clássicos. Um dos nomes importantes nessa virada de chave tem sido o panamenho Kadir Barría, que marcou quatro gols em seus seis primeiros jogos pelo clube desde que estreou.
Kadir chegou ao Botafogo no último mês de agosto, vindo do Atlético Nacional, do Panamá, assim que fez 18 anos. O jogador é um atacante móvel que pode jogar em mais de uma posição no setor ofensivo e é considerado uma das maiores joias do futebol panamenho. Inclusive, diferentemente de Montoro e Barrera, o Alvinegro vetou a ida do centroavante para o mundial da categoria.
Outro destaque das categorias de base que pode ganhar espaço é o meia-atacante Kauan Toledo, de 19 anos. Ele está no Botafogo desde o ano passado, quando chegou ao clube junto ao Desportivo Brasil e tem se destacado.
Nessa temporada, o camisa 7 da categoria marcou oito gols em 42 partidas em todas as competições que disputou e ainda deu duas assistências.