Com mosaico, botafoguenses mostram força e lotam Maracanã
Se estivesse no Maracanã na noite desta quarta-feira, o ex-técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, assistiria uma cena que nunca viu em seus dois anos à frente do clube alvinegro e sentiria muito orgulho: a emoção das arquibancadas lotadas, com direito a mosaicos e bandeiras especiais.
Durante a metade da temporada de 2013, quando o estádio foi reaberto após a reforma para a Copa do Mundo, Oswaldo criticou diversas vezes a torcida de General Severiano por não apoiar o time comparecendo em sua “nova” casa - até o término das obras da cobertura do Engenhão.
Somente na última partida do Campeonato Brasileiro de 2013, contra o Criciúma, que terminou com a vitória do clube carioca por 3 a 0, quando o time precisava de um resultado positivo para sonhar com a vaga na Libertadores, o ex-técnico afirmou que pela primeira vez tinha conhecido a “real torcida botafoguense”.
Mas a emoção de ver a torcida botafoguense lotando o Maracanã, Oswaldo não assistiu. E quem ficou para sentir o carinho e o apoio foi seu ex-auxiliar, Eduardo Hungaro, que ouviu os cânticos “vivo essa paixão, Botafogo no coração,...” “veu sangue ferve por você,...”, entre outros.
A carga de 62.206 praticamente esgotou-se antes da bola rolar contra o Deportivo Quito, pelo jogo de volta da fase preliminar da Taça Libertadores. Longe da competição há 17 anos - e com a obrigação de vencer, já que o rival triunfou por 1 a 0, no jogo de ida, no Equador -, o alvinegro carioca precisa vencer por dois gols de diferença para conseguir a classificação para a fase de grupos, nesta noite. Se bater o Deportivo pelo placar mínimo, a disputa vai para os pênaltis.
Além das arquibancadas lotadas, a torcida preparou outra surpresa para seu time: assim que ele adentrou ao gramado, um mosaico onde estava escrito a “O Gigante Voltou” foi montado. Um bandeirão com a imagem do eterno ídolo botafoguense Nilton Santos, que morreu no fim do ano passado, foi hasteado e outra parte da torcida acendeu luzes brancas.
O único clarão que se encontrava nas arquibancadas era o local destinado à torcida da equipe equatoriana, onde cerca de vinte torcedores puderam sentir o Maracanã tremer, tão logo os nomes dos jogadores do Botafogo foram anunciados no telão.
Mas a partida não foi só festa. As imensas filas no entorno do estádio, tanto para entrar no local quanto para trocar ingressos que foram adquiridos pela internet, deixaram muitas pessoas do lado de fora enquanto a bola começava a rolar.
O acesso ao Maracanã foi bastante tumultuado, principalmente por conta do trânsito caótico na cidade, que era a maior reclamação dos torcedores. Mas muitos deixaram para entrar minutos antes da bola rolar para assim, como alguns argumentavam, poder beber mais um pouquinho nos bares do entorno.