Botafogo recebe proposta para ser recomprado; entenda
Ainda não se sabe os valores envolvidos na negociação
John Textor apresentou uma proposta formal para recomprar a SAF do Botafogo da gestão da empresa Eagle Football Holding, da qual o americano é acionista. Segundo o jornal "O Globo", a operação depende da aprovação dos credores e do quadro de diretores, que recentemente voltou a funcionar depois de voltar de um período de recesso.
A Eagle tem Textor como seu acionista majoritário, mas o americano está afastado das principais decisões desde o meio do ano. Por outro lado, a empresa tem enfrentado dificuldades financeiras em sua operação.
Textor confirmou que está integralmente financiando a proposta. No entanto, ainda não sabe dos valores financeiros envolvidos na operação. O empresário americano tem financiado operações do clube nas últimas semanas, mas ainda aguarda aprovações formais.
Caso a compra seja concretizada, ela permitiria a estabilização do fluxo de caixa da SAF do Botafogo e afastaria a equipe de riscos administrativos e esportivos. No entanto, o tema é tratado com cautela nos bastidores.
Durante o ano de 2025, Textor viveu um intenso imbróglio judicial com outros diretores da Eagle Football Golding, com direitos a uma tentativa de destituição do americano do comando da rede, o que não funcionou. Ainda durante o ano, o empresário manifestou seu desejo de separar o clube do resto da rede.
John Textor comprou a SAF do Botafogo em 2022 por R$ 400 milhões de reais e, ainda durante este ano, o americano contratou uma empresa de auditoria para determinar o valor atual do clube.