Botafogo marca com 15 segundos, supera a LDU e vai jogar pelo empate na altitude
Sob olhares de Carlo Ancelotti, time carioca sai em vantagem na briga por vaga nas quartas da Libertadores
Com gol relâmpago de Artur com 15 segundos de jogo - o mais rápido da edição 2025 - o Botafogo conquistou a vantagem mínima nesta quinta-feira. Jogando no Engenhão, o time brasileiro pouco aproveitou os contra-ataques e venceu a LDU por apenas 1 a 0, pelo jogo de ida das oitavas de finais da Copa Libertadores.
Com bela festa da torcida e sob olhares do seu pai e técnico Carlo Ancelotti, que convoca a seleção brasileira para os dois últimos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo no dia 25, o Botafogo até fez um jogo seguro e, apesar do gol logo de início, não conseguiu explorar as chances que teve para ir mais confortável para o jogo da volta.
Agora, o Botafogo joga pelo empate na altitude de Quito, na próxima quinta-feira, às 19h, no estádio Casa Blanca. Na última vez que esteve na cidade equatoriana, o time foi superado por 1 a 0, na fase de grupos da temporada passada. Em caso de empate no placar agregado, a vaga será decidida nas penalidades
O jogo começou de forma perfeita para o Botafogo. Com 15 segundos de bola rolando, Artur já abria o placar aproveitando o cruzamento de Alex Telles. O gol cedo fez a LDU se lançar ao ataque. O time equatoriano não teve medo de se expor e quase empatou em um voleio de Cornejo, de fora da área, defendido por John.
O Botafogo conseguiu controlar o ímpeto adversário, porém pouco foi efetivo para aumentar sua vantagem. A melhor chance saiu com Artur, em cabeçada que parou em grande defesa de Valle. Na reta final, a LDU voltou a assustar. Em um erro defensivo, John saiu mal, Villamil bateu por cobertura e Vitinho salvou antes que a bola entrasse.
A segunda etapa voltou com o mesmo panorama. O Botafogo dava espaço para a LDU adiantar as linhas e explorar os contra-ataques. Por duas vezes a estratégia quase deu certo, mas os erros de passes no último terço do campo frustravam o torcedor. Quando acertou o contragolpe, Matheus Martins demorou para finalizar e foi desarmado.
Com o passar do tempo, o Botafogo passou a ter mais volume, principalmente quando a LDU abaixou suas linhas. Atacante pelos lados do campo, o time carioca tinha espaço, porém seguiu pecando nas conclusões. Na reta final, Joaquín Correa teve duas chances. Na primeira furou e na segunda tentativa parou no goleiro Valle.
BOTAFOGO 1 X 0 LDU
- BOTAFOGO - John; Vitinho, David Ricardo (Marçal), Alexander Barboza e Alex Telles; Danilo (Alan), Marlon Freitas, Artur (Joaquín Correa), Savarino (Nathan Fernandes) e Montoro (Matheus Martins); Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti.
- LDU - Gonzalo Valle; Quintero, Ricardo Adé, Richard Mina (Aimar), Quiñoez e Bryan Ramírez (Erique); Gruezo, Cornejo (Alvarado) e Villamíl; Medina (Estrada) e Alzugaray (Pastrán). Técnico: Tiago Nunes.
- GOL - Artur, aos 15 segundos do primeiro tempo.
- CARTÕES AMARELOS - Marçal (Botafogo); Richard Mina, Gruezo e Cornejo (LDU).
- ÁRBITRO - Wilmar Roldán (COL).
- RENDA - R$ 1.738.028,00.
- PÚBLICO - 37.131 torcedores.
- LOCAL - Estádio Nilton Santos (Engenhão), no Rio.