PUBLICIDADE

Rick Carlisle anuncia saída do comando técnico do Mavericks

Experiente treinador, campeão da NBA pela equipe de Dallas em 2011, ocupava cargo por 13 temporadas

17 jun 2021 18h05
| atualizado em 19/6/2021 às 00h47
ver comentários
Publicidade

O Dallas Mavericks foi atingido por mais uma bomba nessa quinta-feira: o técnico Rick Carlisle anunciou que está de saída do time depois de 13 temporadas. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, o experiente treinador informou o dono da equipe, Mark Cuban, que decidiu deixar o cargo e não voltará para mais uma campanha no comando dos texanos. A notícia junta-se à recém-confirmada rescisão com o GM Donnie Nelson, que estava no cargo há quase duas décadas.

Rick Carlisle, técnico do Mavericks
Rick Carlisle, técnico do Mavericks
Foto: Ronald Martinez/AFP / Jumper Brasil

"Depois de uma série de conversas in loco ao longo da última semana, informei a Mark que não retornarei como técnico da franquia na temporada que vem. Foi uma decisão única e exclusivamente minha", declarou o profissional de 61 anos, o comandante da conquista do único título da história do Mavs, em 2011, em comunicado à ESPN. Além do trabalho em quadra, ele também é o presidente da Associação dos Treinadores da NBA.

A recente eliminação da equipe texana dos playoffs, em série de sete jogos contra o Los Angeles Clippers, começou alguns tímidos rumores apontando para uma possível mudança no comando técnico. Imediatamente, no entanto, Cuban veio à público para desmentir a possibilidade e garantir que Carlisle seguiria no cargo - até porque ainda tinha dois anos de vínculo. É válido lembrar que o treinador havia sido contratado na gestão de Nelson.

Se a intenção do Mavericks for agradar o astro Luka Doncic, maior referência do time, a tendência é que exista uma corrente interna defendendo a efetivação do assistente Jamahl Mosley. "Eu acredito que Jamahl já possui os atributos necessários para ser um treinador nessa liga. Ele poderia assumir uma equipe agora, com certeza", avaliou o jovem craque, após uma vitória dos texanos sobre o New York Knicks nessa temporada em que o auxiliar precisou substituir Carlisle.

Um dos técnicos mais respeitados da NBA, Carlisle trabalha há mais de três décadas à beira das quadras na NBA e foi o treinador principal de um time da liga nas últimas 19 temporadas ininterruptas. Ele acumula mais de 800 vitórias ao longo da carreira, com 14 classificações para os playoffs e 11 séries de mata-mata vencidas. Segundo Marc Stein, do jornal The New York Times, rumores nos bastidores ligam o veterano à possível abertura de vaga no comando do Milwaukee Bucks.

Jumper Brasil
Publicidade
Publicidade