PUBLICIDADE

Pelo Twitter, Shaquille O'Neal anuncia aposentadoria da NBA

1 jun 2011 - 16h52
(atualizado às 18h08)
Compartilhar

Um dos maiores pivôs da história da NBA encerrou a carreira oficialmente nesta quarta-feira. Shaquille O'Neal, 39 anos e quatro anéis da NBA, anunciou com um vídeo no Twitter que deixou o basquete profissional após 19 temporadas como jogador - nas últimas, já brigando contra a balança e as lesões.

Em um vídeo publicado no perfil no site de relacionamentos, ele agradeceu aos fãs pelo apoio recebido durante toda a longa e bem-sucedida carreira, e confirmou a decisão de parar de jogar basquete.

"Nós conseguimos. Dezenove temporadas, amigos. Quero agradecer muito a vocês, por isso os comunico em primeira mão. Vou me aposentar. Amo vocês, muito obrigado. Nos vemos em breve", afirmou o jogador, em um curto vídeo postado no microblog.

O'Neal iniciou a carreira no Orlando Magic, por onde foi draftado em 1992 pela Universidade de Louisiana State. Depois de ser eleito o calouro do ano, ficou na equipe da Flórida por quatro temporadas, até se transferir para o Los Angeles Lakers, onde viveu o ápice das formas física e técnica.

Com o time da Califórnia, ele venceu três títulos da liga americana, nas temporadas de 1999/2000, 2000/2001 e 2001/2002. Realizou uma ótima parceria com o armador Kobe Bryant, até que os dois brigaram e o pivô deixou o time de Los Angeles, transferindo-se para o Miami Heat.

Ao lado de Dwyane Wade, ele triunfou mais uma vez em 2006, em sua segunda temporada no time rival do Orlando Magic, também da Flórida.

A partir dali, já veterano, não conseguiu se manter com 100% da forma física, e circulou por algumas equipes como Phoenix Suns, Cleveland Cavaliers e Boston Celtics, onde atuou nas duas últimas temporadas.

Na carreira, ele foi o maior cestinha do ano em duas ocasiões (1995 e 2000, quando foi também MVP), e faturou o ouro olímpico em 1996, em Atlanta.

O pivô Shaquille O'Neal se aposenta após 19 temporadas na NBA
O pivô Shaquille O'Neal se aposenta após 19 temporadas na NBA
Foto: AP
Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade