NBA inicia temporada 2014-15 com Cavs e Spurs como favoritos
A temporada 2014-15 da NBA começa nesta terça-feira com os Cavaliers, agora com LeBron James, e os Spurs, atuais campeões, como favoritos, e com as voltas das estrelas Kobe Bryant e Derrick Rose, recuperados de lesão.
A competição, que termina em junho de 2015, começa nesta terça-feira com três partidas, nas quais estarão alguns aspirantes ao título.
O campeão San Antonio Spurs recebe em casa o Dallas Mavericks, enquanto o Orlando Magic enfrenta o New Orleans Pelicans e o Los Angeles Clippers visita o Houston Rockets.
A temporada se mostra parelha e pelo menos 16 equipes largam na frente na briga por uma vaga nos playoffs de abril, enquanto as outras 14 darão sequência aos processos de reconstrução.
Desde o primeiro arremesso, o objetivo é chegar à pré-temporada. Não importa em que posição, porque os playoffs são outro campeonato e a final é uma disputa mental, mais do que física.
Fisicamente, porém, Kobe Bryant e Derrick Rose tentarão mostrar nesta nova temporada que deixaram para trás dois anos de lesões e têm condições de voltar a exibir um basquete de alto nível.
Aos 36 anos e depois de 18 temporadas na NBA, Kobe encara uma campanha difícil com o Los Angeles Lakers, que não parece ter condições de ir a lugar algum, apesar das intenções do novo técnico Byron Scott.
Bryant voltou no início da temporada 2012-13 após sete meses e meio de reabilitação devido à ruptura do tendão de Aquiles e jogou apenas seis partidas antes de voltar ao departamento médico em meados de dezembro de 2013 com uma grave lesão no joelho esquerdo.
As transferências de jogadores deram uma reviravolta no cenário de ambas as Conferências, mas principalmente no Leste, onde a saída de LeBron James de Miami e sua volta ao Cleveland Cavaliers mudou a relação de poderes.
Da noite para o dia, o Miami passou de figura certa nas finais para aspirante a uma vaga nos playoffs, enquanto os Cavaliers, após quatro anos nas últimas colocações, tornou-se um dos grandes candidatos ao título graças à volta de 'King' James.
Com LeBron, Kyrie Irving, Kevin Love e o brasileiro Anderson Varejão, o Cleveland tem a oportunidade real de festejar o primeiro título desde o surgimento da franquia, em 1970.
O caminho dos Cavaliers, porém, não é de todo fácil. O principal adversário será o Chicago Bulls, que quer voltar ao topo da Liga como na época de Michael Jordan, Scottie Pippen e Phil Jackson.
A base para o título dos Bulls está montada e depende principalmente do armador Derrick Rose, um dos melhores jogadores da Liga, mas que ficou de fora nos últimos dois anos em função de graves lesões no joelho.
Mas o astro parece estar recuperado e poderá contar com a ajuda do craque espanhol Pau Gasol, ex-jogador dos Lakers, além da inteligência do treinador Tom Thibodeau, um dos melhores da NBA.
Cavaliers e Bulls não devem ter rivais à altura na conferência Leste, na qual o Miami Heat, o Washington Wizards, o Atlanta Hawks e o Toronto Raptors têm tudo para chegar ao mata-mata, mas sem forças para brigar pelo título.
Desde a temporada 1997-98, os Spurs sempre se classificaram para os playoffs. Desde então, o time de San Antonio conquistou 11 títulos de Divisão, seis de Conferência e foi campeão da NBA cinco vezes.
Os comandados do técnico Gregg Popovich não terão vida fácil na Divisão Sudeste, que inclui o Houston Rockets de Dwight Howard e James Harden; o Dallas Mavericks do eterno Dirk Nowitzki; O Memphis Grizzlies de Marc Gasol e o New Orleans Pelicans de Anthony Davis.
Os Spurs, com o mesmo time que conquistou o título na temporada passada na final contra o Miami Heat, liderado em quadra por Tim Duncan, Tony Parker e Many Ginóbili, buscarão o bicampeonato consecutivo pela primeira vez na história da franquia texana.
Sob o comando do técnico Gregg Popovich, o San Antonio chegou ao título cinco vezes nos últimos 15 anos (1999, 2003, 2005, 2007, 2014), mas nunca conseguiram repetir o feito um ano depois de levantar o troféu.
Os campeões terão ainda outros rivais de peso no Oeste, como o Oklahoma City Thunder, o Portland Trail Blazers, o Los Angeles Clippers e o Golden State Warriors, todos com chances de chegar às finais da Liga.
O Thunder, maiores rivais dos Spurs na briga pela supremacia da Conferência Oeste, começaram a busca pelo título inédito sem a estrela Kevin Durant, eleito o MVP (Jogador mais valioso) da última temporada, mas que fraturou o pé e ficará pelo menos até dezembro de molho.