LeBron iguala recorde pessoal, e Heat abre 3 a 1 contra Nets
O ala LeBron James não deixou nenhuma dúvida nesta segunda-feira de que é, de fato, o melhor jogador de basquete da atualidade. Comprovou, também, ser um líder que sabe ganhar partidas decisivas, como a quarta da série de melhor de sete das semifinais da Conferência Leste, na qual sua equipe, o Miami Heat, venceu fora de casa o Brooklyn Nets por 102 a 96.
LeBron igualou sua melhor marca como profissional nos playoffs com 49 pontos e poderia tê-la superado caso não tivesse errado um último lance livre antes do fim da partida, com o qual teria estabelecido a marca de 50 tentos.
O ala jogou por 43 minutos e, além dos 49 pontos, pegou seis rebotes, deu duas assistências e conseguiu três roubadas de bola.
Além do show de James, outros três jogadores tiveram atuação destacada. O ala-armador Dwyane Wade chegou aos 15 pontos, quatro rebotes, três assistências e três tocos, o pivô Chris Bosh anotou 12 tentos, e o veterano Ray Allen chegou aos 11 pontos, sendo o sexto homem do Heat na partida.
Chris Bosh também foi o responsável por anotar uma cesta de três crucial para a vitória de sua equipe, a 57 segundos do fim da partida, quando conseguiu desempatar a partida com um arremesso da zona morta que deixou o Miami com a vantagem no marcador (97 a 94).
Pelos Nets, o ala-armador Joe Johnson foi o principal jogador ofensivo com 18 pontos, enquanto o veterano Paul Pierce forneceu 16 tentos, sete rebotes, duas assistências e duas roubadas de bola. O armador Deron Williams e o ala-armador Shaun Livingston anotaram 13 pontos cada.
O jogo foi bastante equilibrado e decidido somente nos minutos finais. No primeiro tempo o domínio foi do Miami (56 a 49), mas o Brooklyn conseguiu se recuperar no terceiro quarto e encostou no placar (79 a 76).
No início do último período, os Nets conseguiram a virada, mas o jogo continuou parelho, e as equipes se alternaram na liderança, com o marcador empatado em quatro momentos. Foi aí que Bosh conseguiu o arremesso de três pontos que colocou o time de Miami à frente e garantiu a vitória, pois o Brooklyn desperdiçou dois arremessos da linha dos três com Pierce e Johnson, permitindo que o Heat se distanciasse no placar.
Com a vitória, os atuais bicampeões do Miami Heat abriram a vantagem de 3 a 1 na série de melhor de sete e garantirão, pela quarta temporada consecutiva, um lugar na final da Conferência Leste com uma vitória na partida da próxima quarta-feira, diante de seus torcedores, na American Airlines Arena.