Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ex-parceiro de Jordan elogia Brasil, mas pede mais estrutura

Horace Grant esteve presente no Jogo das Estrelas do basquete brasileiro, realizado entre os dias 6 e 7 de março, em Franca, uma das cidades mais apaixonadas por basquete do Brasil

8 mar 2015 - 10h31
(atualizado às 15h56)
Compartilhar
Exibir comentários

Tetracampeão da NBA, o ex-jogador Horace Grant ficou encantado com sua segunda passagem pelo Brasil, desta vez em Franca (SP), capital do basquete no País, como ele mesmo se referiu. Fruto do recente acordo assinado com a maior liga de basquete do mundo, a presença do ex-companheiro de Michael Jordan deu um charme a mais ao fim de semana das estrelas.

Ovacionado em todos os lugares que passou, Grant ficou surpreso com o amor da cidade pelo esporte da bola laranja, elogiou a forma com que os brasileiros atuam dentro de quadra e fez questão de ressaltar que o Brasil tem tudo para ser uma das grandes potências do basquete mundial, mas que precisa melhorar sua estrutura para alcançar tal feito.

Horace Grant atendeu ao Terra depois do Jogo das Estrelas
Horace Grant atendeu ao Terra depois do Jogo das Estrelas
Foto: Guilherme Dorini / Terra

"Acho que estão no caminho certo. Possuem ótimos arremessadores e têm atletas que podem estar facilmente na NBA, como já estão alguns. Mas, para isso acontecer e o Brasil se tornar uma das maiores potências mundiais, é preciso melhorar a estrutura", opinou Grant em entrevista ao Terra.

Grant começou a construir sua fama ao lado de Michael Jordan e Scottie Pippen. Com duas das maiores estrelas de todos os tempos do basquete, ele foi campeão de 1991 a 1993 pelo Chicago Bulls. No começo dos anos 2000, o ex-ala/pivô se transferiu para o Los Angeles Lakers e, ao lado de Kobe Bryant e Shaquille O'Neal, conquistou seu quarto título da NBA. Grant também é conhecido por ter atuado com seus característicos óculos, hábito que deixou de lado antes de se aposentar, em 2004.

Grant foi tricampeão pelo Chicago Bulls
Grant foi tricampeão pelo Chicago Bulls
Foto: Jonathan Daniel / Getty Images

Confira como foi o bate-papo do Terra com Horace Grant:

Terra - Como foi a experiência de estar no Brasil?

Horace Grant - 

Estar em Franca foi fantástico. Desde o momento que desci do avião, de São Paulo para cá, a recepção foi fantástica, o entusiasmo por basquete que vi por aqui, a paixão... Pessoas me disseram que essa era a capital do basquete no Brasil e eu não acreditei até o momento que cheguei aqui e senti na própria pele. Foi realmente uma experiência inacreditável.

Terra - Como você avalia o nível do basquete praticado no Brasil?

Horace Grant - 

Eu acho que está no caminho certo. Quando vi os jogadores arremessando no Jogo das Estrelas, meu deus. O Brasil tem os melhores arremessadores que eu já vi.

Horace ainda foi campeão com Kobe e Shaq nos Lakers
Horace ainda foi campeão com Kobe e Shaq nos Lakers
Foto: Donald Miralle / Getty Images

Terra - Antes de vir para cá, o que conhecia do basquete brasileiro?

Horace Grant - 

Eu já tinha vindo para o Rio de Janeiro, dois anos atrás, para Washignton Wizards x Chicago Bulls. Antes só conhecia o Nenê, sabia quanto ele é um atleta duro e competitivo. E a partir de então eu comecei acompanhar os outros jogadores brasileiros que começaram a aparecer na NBA. Você pode ver, desde (Leandinho) Barbosa, Nenê, (Tiago) Splitter até (Anderson) Varejão, a paixão que eles possuem pelo basquete.

Terra - O que precisa melhorar, dentro e fora das quadras, para que o basquete brasileiro chegue mais perto da NBA?

Horace Grant - 

Elas se misturam, uma coisa meio que depende da outra. Precisa de um pouco mais de infraestrutura, mais instalações para treinamentos... Acho que vocês têm talento, possuem jogadores que podem estar na NBA, como estão com alguns agora... Além dessas questões físicas, agora com essa parceria com a NBA, acho que poderiam trazer alguns técnicos durante o verão para um intercâmbio. Ainda tem muito para melhorar e crescer, mas acho que está no camino certo para se tornar uma das grandes potências do basquete internacional.

Coimbra recebe das mãos de Grant prêmio por enterrada da noite
Coimbra recebe das mãos de Grant prêmio por enterrada da noite
Foto: William Lucas / Inovafoto

Terra - Nesta semana você visitou o Sesi, um tipo de escola aqui no Brasil. Como foi essa experiência?

Horace Grant - 

Foi uma das melhores experiências que tive. Quando se fala em Brasil, você logo pensa em futebol e não em basquete. No entanto, quando cheguei nessa escola, eu fiquei muito surpreso. Eles têm tudo que é necessário para ajudar no desenvolvimento do basquete. E é esse tipo de estrutura que digo que falta para fazer o Brasil mudar de patamar quando o assunto é basquete. Eles já estão no caminho certo.

Grant também já marcou Jordan quando atuava pelo Orlando Magic
Grant também já marcou Jordan quando atuava pelo Orlando Magic
Foto: Jonathan Daniel / Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade