Clubes e atletas brasileiros fazem campanha na redes sociais pró-quarentena
Internet se torna forte aliado na tentativa de manter as pessoas dentro de suas casas
Embora o presidente Jair Bolsonaro insista na flexibilização de medidas de isolamento social nesse momento da pandemia, clubes e atletas, de diferentes partes do Brasil, seguem firmes as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) - e do próprio Ministério da Saúde -, aderindo campanhas de distanciamento coletivo que têm como finalidade manter seus torcedores em casa. Assim fizeram os clubes da elite do futebol brasileiro. Flamengo e Santos, campeão e vice do Brasileirão 2019, respectivamente, estimulam seus torcedores a permanecerem em casa. Usam as redes sociais para isso.
A equipe carioca criou a hashtag #FlaEmCasaPeloMundo pedindo para que seus adeptos mandem fotos com a camisa rubro-negra, em suas respectivas casas, ao redor do planeta. O Santos, por sua vez, criou a hashtag #QuarentenaSantista, que, além de incentivar a quarentena, disponibiliza aos torcedores vídeos de momentos que ficaram marcados na história do clube.
Ficar em casa neste momento de prevenção é muito importante. O que você está fazendo para aproveitar esse tempo em quarentena? ?
Compartilhe com a gente! Mande uma foto com a hashtag #FlaEmCasaPeloMundo e diga também a cidade onde mora que iremos repostar as melhores aqui! pic.twitter.com/8935A1TBf0
— Flamengo (de ) (@Flamengo) March 29, 2020
A faixa do Rei @Pele e a declaração do lateral Léo após o apito final pareciam uma profecia para aquela geração de #MeninosDaVila. Santos 2x1 Botafogo na estreia do inesquecível Brasileirão de 2002! #QuarentenaSantista
Rede Globo pic.twitter.com/iyyfF0bSCX
— Santos Futebol Clube (de ) (@SantosFC) March 30, 2020
As equipes da Superliga de vôlei também adotaram esse movimento. Inspiradas no Volley Zenit, da Rússia, os clubes brasileiros se desafiam, num gesto simbólico, a colocar a imagem de seus escudos dentro da silhueta de uma casa, pedindo aos torcedores que permaneçam em suas residências.
Ver essa foto no Instagram
Além da campanha, alguns clubes têm mostrado a rotina de treino de seus atletas, como o Minas, que através da hashtag #MinasComVcEmCasa desafiou seus seguidores a mostrar como estão fazendo para não se distanciar do vôlei em meio à quarentena.
Ver essa foto no Instagram
No Novo Basquete Brasil (NBB) não têm sido diferente. Com a paralisação da liga, as equipes buscam alternativas para entreter seus adeptos em suas casas. O Sesi Franca, finalista da temporada 2019, publicou foto de seu ginásio lotado, mas relembrou que não é o momento de aglomerações e pediu para que seus seguidores permaneçam em casa nesse período de crise.
Ver essa foto no Instagram
Já o Paulistano, que registrou o primeiro caso de infecção pela covid-19 no basquete brasileiro, através da hashtag #BasqueteEmCasa, escalou o armador Yago Mateus para passar recomendações de prevenção contra o novo coronavírus.