Por salário milionário, ex-jogador de futebol vira dirigente de basquete
Francesco Totti, ídolo da torcida da Roma, passa a integrar projeto da Maxima Roma, que vai disputar a elite italiana
Francesco Totti, ídolo histórico da Roma e campeão mundial de 2006, assumiu o cargo de consultor de diretoria do Maxima Roma, time da elite do basquete italiano. Aos 49 anos, o ex-futebolista receberá um salário anual de 1 milhão de euros (cerca de R$ 6,3 milhões) para atuar estrategicamente no desenvolvimento de torcida e em projetos sociais. A iniciativa, que também envolve o atacante Ciro Immobile, busca recolocar a capital italiana em destaque no cenário do basquete nacional e europeu.
Sai a chuteira, entra o tênis. Francesco Totti, ídolo e ex-capitão da Roma, encontrou um novo caminho no esporte após construir uma carreira histórica no futebol italiano. Agora, ele faz parte do projeto da Maxima Roma, equipe de basquete que disputa a elite italiana.
Aos 49 anos, Totti assumiu a função de consultor da diretoria e também será responsável por ações voltadas ao desenvolvimento da torcida e de projetos de responsabilidade social. Dessa forma, ele não retorna às quadras como jogador, mas utiliza a experiência e a popularidade que construiu no futebol para ajudar o novo clube.
Além disso, a participação de Totti envolve uma remuneração milionária. Segundo informações do jornal italiano "Gazzetta dello Sport", ele receberá um salário anual de 1 milhão de euros (R$ 6,3 milhões). O ex-atacante, portanto, passa a receber para desempenhar um papel estratégico dentro de uma iniciativa que pretende recolocar Roma entre os principais centros do basquete italiano e europeu.
"O cargo e, acima de tudo, o projeto que me foi oferecido me convenceram de imediato", disse Totti, que se viu desafiado a experimentar algo novo na carreira.
O objetivo do clube, por sua vez, vai além da disputa da Serie A italiana. A equipe também mira crescimento no cenário europeu e pretende construir uma identidade capaz de unir os torcedores da capital italiana. A iniciativa ainda reúne outro nome conhecido do futebol romano. Ciro Immobile, ex-jogador da Lazio e seleção italiana.
Ídolo histórico da Roma
Totti encerrou a carreira profissional em 2017, depois de 25 anos ligado à Roma. O ex-jogador disputou 786 partidas oficiais pelo clube e marcou 307 gols, além de conquistar, entre outros títulos, o Campeonato Italiano de 2000/01.
Além disso, Totti foi campeão da Copa do Mundo de 2006 com a seleção italiana. Agora, porém, o ex-camisa 10 inicia uma nova etapa no esporte, desta vez longe dos gramados e diretamente ligada ao desenvolvimento do basquete em sua cidade natal.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.