PUBLICIDADE

Basquete

Brasil vence os Estados Unidos e conquista a AmericupW após 12 anos

Saindo vitoriosas em todos os jogos disputados, brasileiras garantem vaga no Pré-Olímpico, quando buscará a classificação para Paris 2024

9 jul 2023 - 23h43
(atualizado em 10/7/2023 às 07h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Brasil ganhou o título da AmericupW
Brasil ganhou o título da AmericupW
Foto: FIBA Américas

O Brasil voltou a conquistar a AmericupW após 12 anos. Neste domingo, a Seleção Brasileira venceu os Estados Unidos por 69 a 58 na grande decisão, em León, no México, e faturou o título da Copa América feminina de basquete pela sexta vez.

Além disso, as brasileiras, que terminaram a competição com 100% de aproveitamento, saindo vitoriosas em todos os seis jogos disputados - dois deles contra as norte-americanas -, garantem vaga no Pré-Olímpico Mundial, quando buscará a classificação para Paris 2024.

Apesar do resultado negativo, a cestinha da partida foi Rickea Jackson, que anotou 22 pontos, seguida pela pivô brasileira Kamilla Soares, que fez 20. Pelo lado da Amarelinha, ainda se destacaram a ala Emanuely, com 13 tentos, e a ala-pivô Damiris Dantas, com 11.

Com o triunfo, o Brasil ampliou a distância como maior campeão da AmericupW. A seleção de Cuba, ao lado do próprio Estados Unidos, aparecem em segundo lugar na lista de vencedores, com quatro ouros. Ao todo, a Amarelinha tem 14 medalhas na competição - seis douradas, quatro pratas e quatro bronzes.

Na campanha vitoriosa, a Seleção Brasileira passou pelas cubanas, na estreia, Venezuela, Argentina, Estados Unidos, México, nas quartas de final, e Porto Rico, na semi, e as norte-americanas outra vez, na final.

Vale ressaltar, por fim, que os Estados Unidos eram os atuais bicampeões do torneio. Em 2019, as norte-americanas bateram Canadá na final, enquanto em 2021 passaram por Porto Rico para faturar o troféu.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade