Barcos da Globe 40 deixam Recife e partem para o Caribe
Evento é travessia com 30 mil milhas náuticas, que dura nove meses. Destino final é a França
Os barcos que participam da travessia Globe 40 partiram do Recife, no último domingo (05). Agora, o próximo destino é Granada, país no Caribe. O evento é uma travessia com 30 mil milhas náuticas, que dura nove meses e 140 dias. A largada foi em junho de 2022, em Tânger, no Marrocos.
Os veleiros ficaram na capital pernambucana ao longo do final de semana, fizeram um "desfile" e serviram de exposição gratuita para interessados. Antes, eles estavam em Ushuaia, na Argentina. No percurso todo, também já houve paradas em Cabo Verde (África), Ilhas Maurício (Oceano Índico), Auckland (Nova Zelândia) e Papeete (Polinésia Francesa). Portanto, já foram seis paradas até aqui, e agora começou a sétima (Recife - Granada).
A oitava e última parada é em Lorient, na França, com previsão de chegada em março. Eles partirão para lá após a pausa em Granada. Estima-se que os barcos demorem dez dias para chegaram até o Caribe, em trajeto que tem cerca de 2 mil milhas náuticas. Em cada embarcação, uma dupla competindo. Todas são da Class40.
Classificação
Durante a estadia em Recife, as embarcações ficaram atracadas na nova Recife Marina, no bairro de São José, no centro da cidade. São cinco barcos na disputa: Sec Hayai, Amhas, Gryphon Solo 2, W. Jack, além do Milai, que teve um problema no percurso, não completou a travessia de Ushuaia (ARG) para o Recife e ainda não conseguiu voltar para o campeonato.
A classificação após seis etapas tem o Sec Hayai na liderança, com 27 pontos perdidos.Depois, aparecem Amhas, Milai, Gryphon Solo 2 e W. Jack, com 30, 36, 48 e 63, respectivamente.
''A regata Globe 40 têm coeficientes para cada regata, quanto mais longa e difícil, mais uma vitória tem peso. Por isso, mesmo vencendo em Granada não podemos confirmar o título. tudo pode acontecer numa travessia dessa. Vamos velejar com bastante atenção'', disse o holandês Frans Budel, do Sec Hayai.