Barco Brasil conquista pódio na Rolex Fastnet Race
Foi a primeira participação brasileira na Rolex Fastnet Race em 20 anos.
O Barco Brasil finalizou sua participação na centenária Rolex Fastnet Race com o segundo lugar entre os Class40 Sharp e a 21ª colocação geral da classe. A equipe brasileira completou o percurso em 3 dias, 23 horas e 8 minutos, chegando ao porto de Cherbourg em 30 de julho. A tradicional regata oceânica reuniu mais de 460 veleiros e marcou os 100 anos do evento.
O vencedor da Classe 40 foi o francês Faites Un Don Sur SNSM, de Douguet Corentin, com 3d10h02min. Em segundo lugar geral ficou a VSF Sports, do espanhol Pep Costa, com apenas um minuto de diferença.
O comandante José Guilherme Caldas destacou as condições da prova e a competitividade da classe: “Fizemos a primeira parte da regata em contravento e conseguimos acompanhar o grupo da frente. Depois cometemos um erro na aproximação do Fastnet Rock e perdemos rendimento. No final, mesmo com o balão rasgado e vento fraco perto da chegada, conseguimos manter uma boa colocação”.
Foi a primeira participação brasileira na Rolex Fastnet Race em 20 anos. A equipe contou com José Guilherme Caldas, Luiz Bolina, Jean Pierre Coutayar e Marcelo Malagutti. Agora, o Barco Brasil se prepara para o prólogo da Globe40, em 31 de agosto, em Lorient (França).
A volta ao mundo começa oficialmente em 14 de setembro, com largada em Cádiz (Espanha) e escalas em Cabo Verde, Ilhas Reunião, Austrália, Chile, Brasil e chegada final na França. “A meta era treinar para a Globe40 e essa foi uma experiência extremamente técnica e valiosa”, concluiu Caldas.