Com lesão no joelho, Lincoln só volta após Copa do Mundo
Vetado para o clássico deste domingo contra o Vitória, o meio-campista Lincoln, do Bahia, precisará de um bom tempo para recuperação. Nesta sexta, o departamento médico tricolor estipulou o prazo de pelo menos dois meses para a recuperação. Assim, ele só estará à disposição do técnico Marquinhos Santos para a partida contra o São Paulo, em 16 de julho, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em entrevista, o médico do Bahia, Daniel Araújo, confirmou que Lincoln sofreu uma ruptura parcial de um dos ligamentos do joelho na partida contra o América-MG, válida pela segunda fase da Copa do Brasil, na última quarta. O jogador, que deixou o gramado chorando, foi submetido a uma ressonância no dia seguinte, ainda em Belo Horizonte, que confirmou a gravidade da lesão.
"Lincoln sofreu um trauma direto na face lateral do joelho. Quando isso acontece, pode romper várias estruturas da parte medial do joelho. A primeira delas é o ligamento colateral medial. Houve uma lesão parcial, lesão grau dois. Se houvesse rompido totalmente o ligamento, seria lesão grau três. É um ligamento que cicatriza e não precisa de cirurgia. A ressonância também serviu para ver se as outras estruturas do joelho estavam integras. Foi constatada só essa lesão no ligamento colateral medial", explicou o médico.
Como não precisará realizar cirurgia, Lincoln terá de ficar com a perna imobilizada por um mês. Depois, será submetido a sessões de fisioterapia, com duração também equivalente a 30 dias. Segundo o médico, a idade do jogador, que tem 35 anos, não afetará o tratamento.
"O atleta vai iniciar um tratamento conservador. Está com imobilizador e passará três ou quatro semanas com muletas. Depois disso, inicia o período de fisioterapia. A previsão é de em torno de 60 dias voltar aos treinos com o grupo. Pode ser um pouco mais ou um pouco menos. O Lincoln é um atleta que segue a risca o que a gente passa. Por conta desse profissionalismo do atleta, muitas vezes conseguimos antecipar, mas a previsão inicial é de 60 dias. O Lincoln é um atleta experiente, de 35 anos, mas isso não deve ser um problema. Ele não tem histórico de lesões e é muito disciplinado", afirmou.
Com 11 jogos e três gols pelo Bahia, Lincoln é um dos destaques da equipe nesta temporada. Sem o jogador para as próximas rodadas, o técnico Marquinhos Santos deve dar espaço ao paraguaio Wilson Pittoni. Outra possibilidade é atuar com o atacante Henrique, que teria o suporte de uma linha de três meias-atacantes, formada por Rhayner, Anderson Talisca e Maxi Biancucchi.