Novo nome de pista? Sai Senna, entra governador da ditadura
Autódromo Internacional de Goiânia, o Ayrton Senna, pode ser rebatizado com nome do ex-governador de Goiás, Ary Valadão
Em carta, o governador de Goiás Marconi Perillo (PSDB) revelou a intenção de rebatizar o Autódromo Internacional de Goiânia, Ayrton Senna, com o nome do ex-governador Ary Valadão.
Inaugurado em 1974, o autódromo goianiense recebeu uma ampla reforma entre 2013 e 2014 (custou cerca de R$ 50 milhões), sendo reinaugurado no ano passado. A praça esportiva recebeu duas etapas da Stock Car, a largada do Rally dos Sertões entre outros eventos após sua modernização.
No entanto, o que chama atenção para o circuito é intenção demonstrada pelo atual governador de Goiás em rebatizar o local. O Autódromo Internacional de Goiânia, que tem o nome simplesmente de Ayrton Senna, deve passar a ser chamado de Governador Ary Valadão.
Ary Valadão, 93 anos, foi nomeado governador de Goiás em 1978 por Ernesto Geisel (em meio à ditadura militar) e se tornou aliado político de Marconi Perillo, que está em seu quarto mandato como governador do Estado. Durante sua vida política, Valadão passou por partidos como UDN, ARENA e PDS (atual PP).
Em carta assinada e datada de 15 de fevereiro de 2015, Marconi aponta a intenção de prestar homenagem ao ex-governador, após agradecer pela atuação política de Valadão. “Agradeço de coração e levo ao senhor a notícia em primeira mão da nossa intenção de rebatizar com o seu nome o nosso Autódromo Internacional de Goiânia, que passará a se chamar Governador Ary Valadão”.
Atualmente, o autódromo é administrado pela Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop). Em resposta ao Terra, a assessoria de comunicação da entidade afirmou que "não existe oficialmente a possibilidade de conceder, ao ex-governador Ary Valadão, o nome do Autódromo de Goiânia. Conforme decretado, é proibido atribuir nome de pessoa viva, a prédios públicos da administração pública direta ou indireta".