PUBLICIDADE

Nikolaev vence 9ª etapa do Dakar nos caminhões e encurta diferença para líder

Eduard Nikolaev comandou a dobradinha do 'exército russo' da Kamaz nesta terça-feira em Wadi Ad Dawasir e segue na briga pelo hexacampeonato do Dakar nos caminhões

11 jan 2022 11h35
ver comentários
Publicidade
Eduard Nikolaev segue na briga pelo hexa do Dakar nos caminhões
Eduard Nikolaev segue na briga pelo hexa do Dakar nos caminhões
Foto: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

AS NOVIDADES DA F1 2022: O QUE ESPERAR DE ALBON E ZHOU?

9ª etapa - Wadi Ad Dawasir - Wadi Ad Dawasir

Deslocamento: 204 km

Trecho cronometrado: 287 km

Percurso total: 491 km

O Rali Dakar 2022 se mantém como uma disputa particular de três tripulações da Kamaz pelo título da prova na competição dos caminhões. O 'exército russo' segue no domínio da prova e venceu mais uma, desta vez com Eduard Nikolaev, nesta terça-feira (11). O pentacampeão do maior rali do mundo triunfou pela terceira vez na edição deste ano. Ao lado de Evgeni Iakovlev e Vladimir Rybakov, o veterano russo terminou a disputa com tempo total de 2h38min43s, 2min34s de frente para os líderes da competição em 2022: Dmitry Sotnikov, Ruslan Akhmadeev e Ilgiz Akhmetzianov, também da Rússia.

A Kamaz só não formou trinca em Wadi Ad Dawasir, já que o trio tcheco formado por Martin Macik, Frantisek Tomasek e David Svanda, com o 'bruto' Iveco da equipe Big Shock Racing, terminou na terceira posição.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Eduard Nikolaev segue na briga pelo hexa do Dakar nos caminhões (Foto: Flavien Duhamel/Red Bull Content Pool)

Anton Shibalov, da Kamaz, que compete ao lado de Dmitrii Nikitin e Ivan Tatarinov, concluiu a especial na quarta posição com o caminhão #501 da Kamaz. O chileno Ignacio Casale quebrou a sequência do leste europeu e se posicionou em quarto com o caminhão da Tatra ao lado dos seus navegadores, o também chileno Álvaro León e o tcheco Tomas Sikola.

O veterano tcheco Ales Loprais, a bordo do caminhão Praga, foi o quinto na especial ao lado de Petr Pokora e Jaroslav Valtr, também tchecos. E Andrey Karginov, dono de três vitórias no Dakar 2022, terminou a etapa desta terça-feira só em sétimo com Andrey Mokeev e Ivan Malkov.

A classificação geral mostra o caminhão pilotado por Sotnikov ainda na primeira posição, mas com a diferença para Nikolaev encurtada, agora para 8min51s. Shibalov completa o top-3 todo da Kamaz e está 41min18s atrás do líder da competição. Loprais vem em quarto, distante 1h32min57s da ponta da tabela, enquanto Karginov complementa o top-5 dos brutos.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Publicidade
Publicidade