Red Bull: Para homenagear um vencedor, nada melhor do que vencer
Em homenagem a Dietrich Mateschiz, a Red Bull vence o GP dos EUA e conquista o seu quinto título de Construtores na F1
Era questão de tempo diante de todos os resultados obtidos. A Red Bull se consagrou campeã no campeonato de Construtores no último domingo (23) em Austin, depois de nove anos de jejum. Além de quebrar o jejum de títulos nos construtores, o feito se deu em um momento de grande carga emocional: o falecimento de Dietrich Mateschitz, fundador da Red Bull.
A notícia da morte do empresário, confirmada momentos antes da qualificação, abalou a equipe austríaca e vencer o campeonato tornou-se uma questão de honra. Mateschitz foi o responsável por colocar a Red Bull na F1 e a compra da Jaguar em 2004 foi um passo extremamente ousado. No início, a equipe foi motivo de piada por ser uma empresa de bebidas energéticas e hoje em dia é uma referência no esporte.
Christian Horner, chefe da equipe, se emociona após a conquista do título e exalta Mateschitz. “ Acho que isso significa tudo para nós. Isso tem sido uma jornada e Dietrich era um homem muito reservado, mas ele era apaixonado pela vida. Ele era apaixonado por esportes e especialmente apaixonado pela Fórmula 1. Ele tinha um sonho que era ter uma equipe de F1 e no fim teve. Ele deu a todos nós uma oportunidade. Ele acreditou em nós, nos apoiou e isso é para ele [o título mundial]”.
Mateschitz era uma figura muito querida nos paddocks da Red Bull, como lembra Horner: “Quando ele aparecia na garagem, era só mais um no meio de todos os caras e isso é uma questão de juntar todo mundo porque somos um time. Isso nos faz mais fortes, isso nos dá força e é isso que nos dá capacidade de alcançar os objetivos. Esse espírito que veio dele não está só aqui na pista, mas também na fábrica, em Milton Keynes, na Áustria, com todos os parceiros. Foi isso que nos fez alcançar [o título de Construtores]”.
O quinto título da Red Bull reacende um fogo que estava presente durante a Era Vettel. O sentimento de que a equipe é capaz de conquistar mais campeonatos, por mais que a esperança nunca tenha sido perdida.“O Mundial de Construtores tem sido um grande problema há 8 anos e estivemos fora da briga de alguns deles. Mas nós nunca perdemos a esperança, nunca deixamos de lutar e acreditar em nós mesmos. Poder voltar a ser campeão e fazer isso, é um testemunho para todos os homens e mulheres da equipe”, diz o chefe de equipe.
Toda a etapa em Austin foi marcada por sentimentalismo. Max Verstappen dedicou sua vitória a Dietrich: “Foi difícil. Estava tudo indo certo, mas o pit-stop foi muito pior que imaginávamos, tive de lutar para voltar para o topo. Dei tudo o que tinha hoje, foi um fim de semana difícil para nós, então dedico a Dietrich pelo que ele fez a todos”.
Depois da classificação no sábado, dia em que foi anunciada a morte do fundador da Red Bull, Verstappen, que ficou em terceiro lugar, mas largou em segundo após punição de grid de Charles, disse que queria fazer uma boa corrida para honrar o legado deixado por Mateschitz.
“Tem sido uma má notícia para todos. O que ele [Dietrich] significou para a Red Bull, para o esporte e especialmente para mim. O que ele fez por mim, pela minha carreira, pela minha vida… Muito difícil. É um dia difícil. Claro, tentamos dar tudo de nós hoje, mas infelizmente erramos um pouco. Mas ainda teremos uma corrida pela frente e tentaremos deixá-lo orgulhoso amanhã”, comentou o piloto holandês, visivelmente abalado.
Sergio Pérez também se manifestou após a classificação. O mexicano largou em 9° depois de ser punido em 5 posições por trocas no motor e disse: “Infelizmente não pude passar muito tempo com ele, nos encontramos uma ou duas vezes. Ele era um ótimo ser humano, muito feliz e animado. A marca que ele criou… não apenas isso, mas sua paixão pelo esporte também. Realmente acredito que ele fez uma diferença enorme para o mundo. Espero que a gente faça de tudo para, amanhã, sermos campeões [de Construtores] — porque seria um ótimo jeito de homenageá-lo”.
A equipe austríaca deixa os Estados Unidos com 656 pontos, 187 à frente da Ferrari e leva o título de Construtores para casa com três corridas de antecedência. Além de tudo, a vitória da Red Bull quebra a hegemonia da Mercedes, que foi a campeã desde 2014, com o início da era híbrida. Por mais que a equipe alemã tenha oito títulos consecutivos, ela não é a maior campeã de todos os tempos, esse posto pertence a Ferrari, com 16 campeonatos e a segunda equipe mais vitoriosa é a Williams, com 9 títulos.
Com esta conquista, a equipe taurina conta com cinco títulos (as quatro primeiras vitórias foram na era Vettel em 2010, 2011, 2012 e 2013), sendo a sexta equipe no ranking histórico da F1. Não haveria melhor forma de homenagear Dietrich Mateschitz.