Piloto finlândes Kimi Raikkonen chega para coletiva de imprensa antes do Grande Prêmio de Cingapura de Fórmula 1. Raikkonen decidiu voltar para a Ferrari na próxima temporada porque está com salários atrasados na Lotus, mas prometeu participar dos sete GPs restantes desta temporada pelo fato de "adorar correr". 19/09/2013.
Foto: Tim Chong / Reuters
Quando retornar à Ferrari em 2014, o finlandês Kimi Raikkonen encontrará uma equipe diferentes da qual correu entre 2007 e 2009, conquistando um título. Em entrevista ao jornal inglês Daily Telegraph, Raikkonen admitiu que não está à vontade com o tratamento diferenciado dado pela escuderia italiana a seus competidores nos últimos anos.
Segundo Raikkonen, que substituirá Felipe Massa após 2013, o tratamento dado aos pilotos entre 2007 e 2009 – no caso, ele mesmo e o próprio Massa – era igualitário, permitindo que ambos competissem até certo ponto. É isso que ele espera encontrar quando retornar a Maranello.
“Quando eu estive lá pela última vez (entre 2007 e 2009), não havia piloto número 1 e piloto número 2. Obviamente, isso mudou nos últimos anos, mas eu sei o que irá acontecer e o que eu irei encontrar, então não estou preocupado”, disse o finlandês.
Apesar da expectativa, Raikkonen admite a chance de trabalhar em função do espanhol – situação parecida com a vivida na Ferrari em 2007, quando Massa cedeu uma vitória no Brasil para que seu então companheiro conquistasse o título mundial.
“Se no fim do ano houver uma chance melhor (de conquistar o título), então obviamente será uma escolha fácil (de ajudar um ao outro). É uma coisa normal quando isso acontece”, avaliou.
O site da emissora britânica Sky Sports aproveitou o anúncio da volta de Kimi Raikkonen à Ferrari nesta quarta-feira para fazer uma análise de quem ganha e quem perde com a assinatura do contrato do finlandês - que correrá até o fim de 2015 ao lado de Fernando Alonso no time na vaga aberta por Felipe Massa. Confira a avaliação dos ingleses para o futuro de nomes como Felipe Massa, Kimi Raikkonen, Fernando Alonso e Sebastian Vettel:
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Ferrari: GANHA A competição entre Alonso e Raikkonen promete faíscas, mas é evidente: a Ferrari terá a dupla de pilotos mais forte da Fórmula 1 em 2014. Existe a preocupação que o espanhol repita com o finlandês o que fez com seu então companheiro Lewis Hamilton na McLaren, em 2007, quando a disputa interna curtiu o título a ambos.
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Red Bull: PERDE Uma olhada rápida no Mundial de 2007 aponta que a McLaren teria conquistado o título de construtores com as pontuações de Fernando Alonso e Lewis Hamilton só não o fizeram porque o escândalo de espionagem da equipe custou todos os pontos do ano. Na briga pelo Mundial de Construtores, a equipe austríaca deve levar a pior.
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Sebastian Vettel: GANHA "Da perspectiva do Mundial de Construtores, será Alonso e Raikkonen na Ferrari", analisa o site da Sky Sports, que vê os companheiros como rivais. "Da perspectiva do Mundial de Pilotos, será Alonso contra Raikkonen", completou.
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Fernando Alonso: PERDE "Fernando Alonso não vai gostar de dividir o status de primeiro piloto com Kimi", diz o site. Em 2007, ele foi desafiado por Lewis Hamilton na McLaren, e o resultado acabou sendo desastroso para ambos. Com Nelsinho Piquet (Renault) e Felipe Massa (Ferrari), o espanhol contava com uma relação de obediência.
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Kimi Raikkonen: GANHA Para a emissora, Kimi Raikkonen está de volta ao topo da Fórmula 1, "o lugar ao qual ele pertence". Suspeita-se que o finlandês permaneceria na Lotus em 2014 se a equipe tivesse garantido a ele orçamento e um equipamento capaz de brigar pelo título. Ainda assim, as chances de conquistar um novo Mundial são maiores na Ferrari a partir de 2014.
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Felipe Massa: PERDE O site avalia que Massa não tem sido o mesmo piloto desde a peça que atingiu seu capacete no Grande Prêmio da Hungria de 2009, e afirma que a renovação de contrato com a Ferrari em 2012 "foi um erro". De quebra, ainda cita a diferença de desempenho entre Alonso (169 pontos em 2013) e Massa (79 pontos): "tratamento preferencial não dá conta de explicar tamanha discrepância"
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Fórmula 1 em 2014: GANHA Com a disputa entre Fernando Alonso e Kimi Raikkonen na Ferrari em 2014, a categoria tende a ganhar uma disputa muito emocionante, capaz de atrair a atenção do público para algo além de Sebastian Vettel e da própria Red Bull.
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Brasileiros na F1: PERDEM Eram quatro pilotos do País na F1 em 2010: Felipe Massa, Rubens Barrichello, Lucas di Grassi e Bruno Senna. Di Grassi saiu no fim daquele ano, Barrichello deixou a categoria no fim de 2011, Bruno Senna perdeu sua vaga no fim de 2012... Enquanto não houver renovação, Massa parece a tábua de salvação dos brasileiros na categoria.
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O presente da Fórmula 1: GANHA Segundo o site da emissora, a Ferrari mostra preocupação em conquistar resultados imediatos na Fórmula 1, enquanto rivais como Red Bull e McLaren contam com pilotos cujo objetivo é brilhar no futuro respectivamente, Daniel Ricciardo e Sergio Perez (foto)
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Nico Hulkenberg: PERDE Era cotado para a vaga deixada por Felipe Massa na Ferrari, mas acabou descartado. "Sua vez pode chegar de novo", diz o site, que vê o alemão como candidato a uma vaga na Lotus, "mas as passagens por quatro times diferentes em quatro anos transforma seu currículo em desconcertante".
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Reservas da Ferrari: PERDEM Nomes formados pelas categorias de base da Ferrari, como o francês Jules Bianchi, perderam espaço e precisaram procurar outros lugares para correr. O italiano Davide Rigon (foto), que pilotou pela equipe no último teste de novatos, também segue sem chance de ascender em Maranello.