Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quais são os testes que os times podem fazer na temporada da F1

Não são somente os testes de pré-temporada que os carros da F1 podem realizar ao longo de um ano. Pilotos e pneus podem ser testados.

18 fev 2023 - 17h41
(atualizado às 17h50)
Compartilhar
Exibir comentários
A Mercedes usando um de seus dias de filmagem em 2020. Não é somente marketing
A Mercedes usando um de seus dias de filmagem em 2020. Não é somente marketing
Foto: Mercedes AMG F1 / Divulgação

Falta pouco para que os carros da F1 2023 entrem efetivamente na pista para os trabalhos de acerto para a temporada. Entretanto, este ano terá a pré-temporada mais curta da história da categoria. Os trabalhos no Bahrein serão intensos para as equipes para conhecerem seus carros e confirmarem os dados obtidos nas fábricas.

Não vão longe os tempos em que os testes eram liberados. Por questões de custos, o tempo de pista fora das corridas é extremamente controlado. Para que não haja dúvida, são detalhados no Regulamento Esportivo (artigo 10) quais são as modalidades de testes que as equipes podem usar durante uma temporada com o carro desta temporada.

Nestes casos, a regras do campeonato devem ser seguidas, especialmente as em relação a segurança e somente pilotos com Superlicença poderão participar. Preferencialmente, estes testes devem acontecer na Europa, a menos que haja um acordo entre as equipes (o que é o caso do Bahrein), e não devem acontecer durante o campeonato. Mas existem algumas situações:

1) A pré-temporada é prevista na letra a) do art.10.8, da seguinte maneira: uma sequencia de 3 dias de testes entre 01/02 até 10 dias antes da primeira prova do campeonato. E as equipes só podem usar um carro. Por isso vemos a alternância de pilotos durante o dia. Ah! Um dos dias pode ser usado para o teste de pneus de pista molhada;

2) Para testar pneus para a temporada seguinte, a F1 prevê pelo menos 1 dia de testes em uma pista do campeonato, não menos do que 36 horas após o término da prova. Cada equipe deverá usar 2 carros, com a configuração de corrida. Um deles tem que ser conduzido obrigatoriamente por um piloto que tenha Superlicença ou que esteja se qualificando para obter. Outro tem que ser para um piloto que tenha uma Licença A ou não tenha feito mais do que 2 GPs (aqui entram alguns casos de reserva, como Pietro Fittipaldi)

3) Há a previsão de 30 dias de testes entre o início da temporada até 15/12, acordados entre a FIA e as equipes, para desenvolvimento de pneus. Para estes, além dos carros atuais (com o acerto usado em pelo menos 1 prova do campeonato), podem ser usados os carros da temporada anterior. Desta forma, os carros de 2022 também podem ser usados. Aqui, tem que ser usados pilotos que tenham Superlicença ou Licença Especial de Treinos Livres e tenham pelo menos participado de 1 GP.

4) Em caso de uma equipe substituir um de seus pilotos titulares por alguém que não pilote um F1 a pelo menos 2 temporadas anteriores entre o período 10 dias antes da 2ª corrida da temporada começar até o final da temporada. Aí, é permitido 1 dia de testes em uma pista que não seja usada pelo campeonato, em um período de 14 dias anteriores à substituição e 14 dias após o anúncio de substituição. Se a troca não for feita, a equipe perde um dia de testes.

Porém, foram abertas duas possibilidades além para testes. Os Dias de Filmagem e os Eventos de Demonstração. Nós acostumamos nos últimos anos com os primeiros, pois as equipes os utilizam para realizar o shakedown, que seria uma verificação inicial do carro na pista para ver se os sistemas do carro estão funcionando a contento.

Os dias de filmagem são previstos em 2 por ano utilizando os carros da temporada corrente. Em tese, só podem ser usados para efeitos promocionais e cada equipe pode andar até 100km por dia (em um circuito de 5km, dariam cerca de 20 voltas), com pneus especiais para estes eventos.

Neste ano, as equipes resolveram lançar mão dos Eventos de Demonstração.  Estes são limitados em 15 km aos carros atuais (os carros de outras temporadas são limitados a 50km) e a 2 por ano (salvo eventos organizados pela Liberty Media), com pneus especiais. A Ferrari e a Mercedes usaram esta modalidade para poderem ganhar um pouco mais de tempo para verificar seus carros...

Não existe bobo e cada um vai tentando extrair o máximo das linhas do regulamento para conseguir aproveitar todo o tempo de pista e conseguir ganhar mais tempo conhecendo mais o carro...

Ainda são previstos os testes com os carros anteriores, que são aqueles considerados de 3 temporadas anteriores à temporada passada. Ou seja, são aqueles das temporadas de 2019 a 2021. Estes são feitos em pistas Grau 1 da F1 e com pneus especiais. Não existem limitações de realização e estes são usados para dar quilometragem aos pilotos em busca da Superlicença ou a Licença Especial para Treinos Livres (é obrigatório fazer um minimo de 300km para obtê-las).

Colton Herta testando com a McLaren de 2021 em Portimão. Usar carros anteriores não tem limitação.
Colton Herta testando com a McLaren de 2021 em Portimão. Usar carros anteriores não tem limitação.
Foto: McLaren Racing / Divulgação

Vimos estes testes sendo feitos ano passado pela McLaren com os pilotos da Indy Alex Palou, Pato O'Ward e Colton Herta e a Alpine com Jack Doohan, Olli Caldwell e...Oscar Piastri.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade