F1: Vasseur destaca relação especial com Leclerc e comenta impacto da chegada de Hamilton à Ferrari
Chefe da Ferrari fala sobre sua ligação com Leclerc e revela bastidores da contratação de Hamilton para 2026.
Frédéric Vasseur voltou a comentar a relação que mantém com seus dois pilotos na Ferrari. Em sua biografia En Piste, o chefe da equipe afirmou que possui uma conexão única com Charles Leclerc, diferente da construída ao longo dos anos com Lewis Hamilton.
Segundo o dirigente francês, a parceria com o monegasco vai além do ambiente profissional.
"Há vários pilotos de quem fui muito próximo, mas nada se compara à ligação visceral que tenho com Charles. Nem sempre precisamos conversar. Nós nos olhamos e nos entendemos."
Apesar da proximidade maior com Leclerc, Vasseur ressaltou que também mantém uma relação de confiança com Hamilton, construída ao longo de duas décadas.
"Com Lewis, é um pouco diferente. Há uma relação profunda de confiança. Sei que posso confiar nele, e ele sabe que pode confiar em mim. Nos conhecemos há 20 anos, mas não tenho a mesma cumplicidade que tenho com Charles."
Leclerc também participou da obra e fez questão de destacar a importância de Vasseur em sua carreira.
"Fred é um dos encontros mais bonitos e importantes da minha vida. Tenho a impressão de que ele sempre esteve ao meu lado. Se hoje estou na Ferrari e tenho condições de lutar pelo título mundial, é graças ao trabalho que fez comigo ao longo de todos esses anos."
Bastidores da chegada de Hamilton
Vasseur também revelou como começaram as conversas que levaram Hamilton à Ferrari. Segundo ele, o assunto surgiu inicialmente em tom de brincadeira, mas ganhou força durante um encontro na casa do britânico, em Mônaco.
"No começo foi tudo em tom de brincadeira. Depois conversamos mais seriamente em 28 de maio, na casa dele, durante o GP de Mônaco. Na época, parecia complicado, porque ele renovaria com a Mercedes e nós já tínhamos dois pilotos sob contrato."
O francês contou que Hamilton voltou a procurá-lo semanas depois, quando a situação contratual mudou.
"Ele me disse que tinha um contrato de um ano com opção de renovação. A partir daí, o caminho ficou livre. A Ferrari estava na cabeça dele há muito, muito tempo, e os planetas se alinharam."
A foto da F40 chamou atenção demais
Outro momento lembrado por Vasseur foi a foto de Hamilton ao lado da Ferrari F40 em seu primeiro dia em Maranello, imagem que rapidamente viralizou.
"A famosa foto, com bilhões de visualizações, colocou todos os holofotes sobre nós, em uma Itália onde tudo é extremamente emocional. Teria sido melhor se tivéssemos sido um pouco mais discretos."
O dirigente ainda destacou que a chegada do heptacampeão representou um desafio inédito para a equipe.
"A Ferrari sempre esteve acima de seus pilotos e, talvez pela primeira vez, precisou lidar com alguém que possui uma aura semelhante. Quando Michael Schumacher chegou a Maranello, ele ainda estava longe da dimensão mundial que Lewis Hamilton tem hoje."
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.