Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

F1: Toto não acredita que Mercedes possa alcançar Red Bull

Com apenas duas corridas na temporada, chefão da Mercedes vê Red Bull longe demais para ser alcançada ainda em 2023

27 mar 2023 - 23h44
Compartilhar
Exibir comentários
 Toto Wolff, chefe da Mercedes
Toto Wolff, chefe da Mercedes
Foto: Mercedes / Twitter

A temporada de 2023 da Fórmula 1 está apenas começando, mas o pouco que se viu até aqui é suficiente para que algumas conclusões comecem a ser tomadas. Uma das certezas que o mundo da F1 já tem é: a Red Bull está muito à frente de todo o resto. E isso inclui, novamente, a Mercedes.

O time alemão vem de uma temporada muito abaixo de sua média em 2022. Com o W13, carro do ano passado, a equipe apostou suas fichas num conceito aerodinâmico ousado, com as já famosas laterais estreitas (zeropods), e o resultado ficou aquém do esperado. A clara melhora ao longo da temporada passada, no entanto, foi suficiente para motivar o time a tentar levar a ideia ainda mais à frente, e o conceito foi mantido para 2023.

Mas a aposta não parece estar se pagando. Enquanto a Red Bull nada de braçada, com vantagem ainda maior do que a demonstrada em 2022, a Mercedes peleja com Ferrari e Aston Martin pelo (distante) 2º lugar entre os construtores.

Após as duas corridas realizadas até aqui, Toto Wolff, chefe da Mercedes, já parece dar sinais de que está jogando a toalha - pelo menos da briga pelo título. Perguntado pelo portal Autosport se acredita ser possível alcançar os rivais austríacos, atuais campeões mundiais, Toto respondeu: “Temos apenas duas corridas neste ano, mas é realista quando olhamos para as diferenças? Não, não é.”

Nem tudo está perdido, no entanto. A já citada recuperação apresentada ao longo de 2022 serve de motivação. Toto lembra que o carro daquele ano sofria demais com o porpoising, e isso atrapalhou todo o desenvolvimento. O W14, desse ano, já não é afetado por esse problema dos saltos.

“Conseguimos nos recuperar muito no ano passado com um carro que balançava demais e que, de certa forma, estava ofuscando tudo. No fim, vencemos uma corrida e nos aproximamos deles, e acho que essa deve ser a pretensão.”

O W14 não teve um começo de temporada dos mais promissores
O W14 não teve um começo de temporada dos mais promissores
Foto: Mercedes / Twitter

Mudanças mais profundas no carro

Mesmo esperançosa de uma possível melhora, a Mercedes não acha que o conceito dos zeropods possa ir muito além do patamar atual. Por isso, a equipe prepara uma extensa reformulação do carro, que deve ser implementada a partir do GP da Emília-Romanha, em Ímola, no mês de maio. Os sidepods devem se aproximar daqueles utilizados pela Red Bull.

Com o novo conceito em mãos, Wolff entende que a equipe terá a chance de progredir bastante em pouco tempo: “Precisamos ter uma curva de desenvolvimento mais forte”, afirmou. “Temos que agir juntos e, se entendermos fundamentalmente o que precisamos fazer com o carro, os passos serão grandes. Mas temos que ser perfeitos.”

Por outro lado, a Red Bull se encontra em um estágio mais avançado de desenvolvimento, o que, na visão de Toto, significa que o progresso será menor de agora em diante: “A lógica e o racional falam que, para a Red Bull, seus ganhos serão cada vez menores se o conceito estiver maduro.”

A equipe rival ainda terá menos tempo de uso de túnel de vento ao longo do ano, o que pode representar um pequeno atalho para encurtar a distância: “Acho que em termos aerodinâmicos e com o tempo do túnel de vento, isso pode ajudar um pouco, mas não muito.”

No fim das contas, Wolff acredita que sua equipe tem potencial para anular a vantagem conquistada pela maior rival. No entanto, esse tempo deve ser longo demais para criar grandes expectativas para 2023: “Acho que o tempo é provavelmente entre seis e 12 meses, porque esse é o tempo que realmente levou para nós [no ano passado] descobrirmos o que realmente estava acontecendo com o carro”, afirmou o mandatário.

Parabólica
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade