F1: Russell e Antonelli são penalizados por infração no Q2
Russell e Antonelli recebem punição de 1 posição no grid do GP do Bahrein por violações durante a classificação de sábado.
Os comissários da FIA penalizaram George Russell e Kimi Antonelli após a Mercedes ter liberado ambos para a faixa rápida do pit lane antes da confirmação oficial do reinício do Q2, interrompido devido ao acidente de Esteban Ocon, da Haas.
A decisão foi tomada após uma reunião com o diretor de engenharia de pista da Mercedes, Andrew Shovlin, o diretor de prova e o diretor esportivo de monopostos da FIA. Com base na análise de evidências como vídeos, registros de cronometragem, comunicações de rádio e imagens das câmeras onboard, os comissários concluíram pela infração e aplicaram a punição de perda de uma posição no grid para ambos os pilotos.
No documento oficial da decisão, os comissários relataram que "o representante da equipe, Sr. Shovlin, declarou em depoimento que deu a instrução para que os carros fossem liberados, por engano, tendo interpretado erroneamente a mensagem postada na página três da tela de cronometragem, 'tempo estimado de reinício', como uma mensagem informando o tempo real de reinício".
Ainda segundo o painel, Shovlin argumentou que a infração não trouxe vantagem esportiva à equipe, já que restavam 11 minutos no cronômetro, tempo suficiente para que as demais equipes seguissem com seus planos normalmente.
O documento também destacou que "o Diretor Esportivo da equipe, Sr. [Ron] Meadows, não estava presente no evento, e que normalmente ele estaria envolvido no processo de liberação dos carros".
Além disso, o Diretor Esportivo de Monopostos da FIA considerou que a liberação antecipada poderia configurar uma vantagem esportiva, já que permitiria a uma equipe seguir seu plano de corrida enquanto outras talvez não conseguissem reagir a tempo. Os comissários concordaram com essa avaliação, especialmente em situações em que restam apenas alguns minutos para o fim da sessão.
Os comissários decidiram aplicar uma penalidade de uma posição no grid a cada piloto, ressaltando que "uma infração semelhante, em circunstâncias diferentes, pode acarretar uma penalidade esportiva mais severa no futuro".
Com as punições, Charles Leclerc, da Ferrari, sobe do terceiro para o segundo lugar no grid, posicionando-se à frente de George Russell. Já Pierre Gasly, da Alpine, avança do quinto para o quarto lugar, superando Kimi Antonelli.