F1: Por que Helmut Marko saiu da Red Bull após de 20 anos
A saída de Marko marca o fim de uma era. Apesar das polêmicas, o austríaco foi peça fundamental e revelou vários talentos para a Red Bull.
A Red Bull Racing anunciou a saída de Helmut Marko após 25 anos na equipe. Aos 82 anos, o ex-piloto austríaco deixa o cargo de conselheiro, posição na qual teve papel central na construção da estrutura competitiva da equipe e na formação de alguns dos principais talentos da Fórmula 1, como Sebastian Vettel e Max Verstappen.
De acordo com a Sky Sports, a decisão ocorre em meio ao processo de renovação conduzido pelo CEO Oliver Mintzlaff, que busca um “novo começo” para as equipes do grupo, movimento que também levou ao desligamento de Christian Horner.
Durante o período em que Marko esteve à frente do programa esportivo para jovens pilotos, as equipes da Red Bull, incluindo as juniores, acumularam resultados expressivos: em mais de 400 corridas foram 6 títulos de Construtores, 8 de Pilotos e 132 vitórias, além de pódios, poles e voltas mais rápidas que consolidaram o projeto em diferentes fases técnicas, com parcerias de motor que incluíram Cosworth, Ferrari, Renault e Honda.
No entanto, o maior impacto de Marko veio no desenvolvimento de pilotos. Sob sua supervisão, a equipe júnior levou 20 nomes à Fórmula 1. Além dos campeões pela organização, Sebastian Vettel e Max Verstappen, também passaram pela formação pilotos como Daniel Ricciardo, Carlos Sainz, Pierre Gasly, Alex Albon e Yuki Tsunoda, entre outros. Sua aposta mais recente, Arvid Lindblad, fará sua estreia na categoria no próximo ano pela Racing Bulls.
Apesar disso, Marko acumula polêmicas na categoria. A mais recente foi a acusação de que Kimi Antonelli teria deixado Lando Norris passar durante o GP do Catar, insinuando favorecimento ao piloto da McLaren, que disputava o título com Max Verstappen. Helmut também teve problemas em outras ocasiões, como na demissão de pilotos, por exemplo, Jaime Alguersuari e Sébastien Buemi, e no rebaixamento de pilotos da equipe principal, como Daniil Kvyat e, mais recentemente, Liam Lawson.
Até o momento, a Red Bull não anunciou um substituto para Marko. Porém, Sebastian Vettel confirmou conversas com a equipe durante a temporada de 2025; outros nomes especulados incluem Franz Tost e Gerhard Berger, que já tiveram passagens pela organização em outros cargos.